top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Vantagens de se adotar um pet

Está indeciso quanto a adotar ou não um pet, ou já adotou e gostaria de relembrar as vantagens de ter adotado seu filho de quatro patas? Este artigo é para você! Todos já sabemos que ter um cãozinho ou um gatinho em casa é uma grande alegria, pois eles nos trazem companhia, carinho e aquela dose de fofura diária que todos nós precisamos de vez em quando. Para quem é apaixonado por determinada raça, comprar animais de canis ou gatis certificados não é um problema. Mas já parou para pensar em quais são as vantagens de se adotar um animalzinho, no lugar de comprar? Então, vem com a gente!





Vira-latas têm menor chance de ter doenças genéticas


Os cães e gatos sem raça definida (SRDs), mais conhecidos como "vira-latas", apresentam chances menores de terem problemas de saúde genéticos quando em comparação a animais de raça. Em cães de raças grandes, como Golden Retriever e Pastor Alemão, é muito comum encontrar uma condição chamada displasia coxofemoral - um problema nos quadris que pode precisar de correção por cirurgia. Em gatos ocorre o mesmo problema: raças como Persa têm chance bem mais alta de ter doença renal policística, por exemplo, em relação aos gatinhos SRD. Isso ocorre pois, de modo geral, estes animais foram submetidos a uma seleção artificial - ou seja, por várias gerações os humanos selecionaram quais animais seriam usados para gerar filhotes com o objetivo de priorizar certas características, como um focinho mais curto, orelhas mais longas, aptidão para caçar, etc. Entretanto, esses cruzamentos não levavam em conta a presença de genes raros causadores de doença nos animais reprodutores, de modo que, em várias raças, a proporção desses genes “malignos” acabou aumentando. Além disso, em muitos canis comerciais ocorre a prática de cruzar parentes, como primos e até irmãos. Isso facilita com que esses genes causadores de doença apareçam.


Os pets têm poder terapêutico


O potencial terapêutico dos animais - tanto físico quanto psicológico - já vem sendo explorado há dois milênios. As interações com animais trazem diversos benefícios à saúde humana, como: diminuição do risco de doenças cardiovasculares, menor pressão sanguínea e níveis mais baixos de colesterol. Além disso, podemos destacar também: o aumento dos níveis de dopamina e endorfinas, substâncias responsáveis pelos sentimentos de felicidade e bem-estar; e diminuição de cortisol (hormônio do estresse) após 30 minutos de interação com cães. Uma curiosidade interessante, é que fazer carinho em gatos pode reduzir o risco de asma e doenças cardiovasculares, uma vez que o pelo destes animais gera íons negativos, que trazem uma sensação de alívio e relaxamento aos humanos, melhorando seu bem-estar e acelerando a recuperação de doenças.





Você estará salvando uma vida


De acordo com uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), somente aqui no país existem mais de 30 milhões de cães abandonados em abrigos e nas ruas. Dessa forma, ao adotar um animalzinho você também tira das ruas uma vida e traz uma nova oportunidade para nossos amigos de 4 patas. Além disso, ao adotar um bichinho de abrigo você está liberando uma vaga para que esse local consiga comportar outro animal resgatado.


Eles melhoram nossa vida social


Uma pesquisa feita no Reino Unido revelou que 40% dos tutores de cachorro dizem fazer amigos com mais facilidade por causa do pet. Isso porque, ao levar seu cachorro para passear, principalmente no caso de pessoas mais velhas, você também tem a oportunidade de conhecer outros tutores e fazer amizade. Muitos tutores se sentem mais a vontade de poderem falar de seus pets ou comentarem experiências.


Fontes


https://foxvet.com.br/2017/05/12/8-motivos-para-adotar-um-pet/

https://www.petz.com.br/blog/adocao/vantagens-de-ter-um-cachorro/

TOMASZEWSKA, K.; BOMERT, I.; WILKIEWICZ-WAWRO, E. Feline-assisted therapy: Integrating contact with cats into treatment plans. Polish Annals of Medicine, 24(2), 283–286 | 10.1016/j.poamed.2016.11.011. Disponível em: <https://sci-hub.se/https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1230801316300613>. Acesso em: 29 jun. 2023.

https://super.abril.com.br/ciencia/o-melhor-jeito-de-acariciar-seu-gato-segundo-a-ciencia




5 commentaires


Tema importantíssimo!! Incrível como sempre!!

J'aime

Como sempre, conteúdo maravilhoso!!

AAS

J'aime

Adotar é um ato de amor. Ame!!

J'aime

Amei! É só vantagem mesmo!

J'aime

A adoção é um ato tão lindo <3

J'aime
bottom of page