top of page
Buscar

Gatos Precisam Tomar Banho?

Você provavelmente já ouviu falar que gatos são animais extremamente limpos e higiênicos, mas, como eles conseguem estar sempre limpinhos? Será que eles realmente são seres mágicos que tem esse poder, ou tem alguma ciência envolvida?


Como é o banho do gato?


A verdade é que os gatos costumam tomar banhos sozinhos!

Isso pois, em sua língua, o gato possui várias papilas, que são como se fossem espinhos imitando um pente. Logo, através de suas lambidas e até de seus próprios dentes, os pequenos felinos conseguem remover diversas sujeiras do corpo e seus pelos mortos.

Diante disso, surge o questionamento: gatos podem e precisam tomar banho com auxílio humano?


Então, gatos precisam de banho?


Conforme os médicos veterinários, os nossos gatinhos não precisam de banho. Por mais surpreendente que pareça, os banhos autolimpantes fazem com que eles deixem os seus feromônios nos pelos – seria uma espécie de"marcação de território" –, assim, se der banho, tira o cheiro próprio do gatinho e isso pode incomodar. Além disso, os gatinhos são conhecidos por ter medo de água, e não é à toa! Se ele não for acostumado desde pequeno pode ter muito estresse na hora do banho, podendo causar parada cardíaca dependendo do caso, por isso é um outro motivo para não recomendar banhos para gatinhos.

Em contrapartida, os banhos com a super língua dos felinos não é suficiente para tirar todas as sujeiras dos pelos, então, ocasionalmente pode dar banho, mas recomendamos que verifiquem, primeiramente, com o médico veterinário de sua confiança, se existe mesmo a necessidade – dependendo do bichano o estresse vai ser muito grande e não será o recomendado para ele, mas caso seja um gatinho que já esteja acostumado pode, sim, dar banho. . .


Como dar banho para o seu gatinho?


Caso o tutor deseje dar banho em casa, precisa seguir algumas recomendações para proteger tanto a si mesmo quanto o gatinho. Como o bichano pode ficar estressado, o ideal seria cortar a unha dele dois dias antes do banho. Agora, na hora do banho, precisa estar preparado para tudo: deixar a porta do banheiro fechada e a tampa do vaso também, porque sabemos que os gatinhos podem querer escapar entrando dentro do vaso ou fugir para outro cômodo da sala. Também deixar os produtos perto (dentro do box) para não precisar sair de perto e ter que buscar – sempre bom usar produtos adequados para o animal, principalmente se ele tiver alguma doença dermatológica! Para o banho, precisa de um balde grande que caiba o felino dentro (não precisa colocar tanta água) e também utilizar o "chuveirinho" ao invés do chuveiro.



Caso fique inseguro de fazer isso sozinho, procure um pet-shop de sua confiança para agendar um banho. Alguns lugares são especializados para banho em gato, dessa forma, sabem manejar melhor o animal e tem funcionários mais preparados para as "escapadas". Lembrando que animais que não estão acostumados desde pequenos aos banhos não são recomendados! Sempre consulte o médico veterinário para saber como agir com o seu felino!


Curiosidade


Uma curiosidade, e exceção no mundo dos gatinhos, é uma raça chamada “Sphynx” que possui uma camada extremamente fina de penugem, parecendo um “gato pelado”. Embora não apresente muito acúmulo de sujeira em seus pêlos, possui a pele bem oleosa e, por isso, gatos dessa raça não só podem como devem tomar banho!




Referências


Imagem 2 (gato tomando banho):

Imagem 3 (gato Sphynx)

1件のコメント


Obrigada por trazer uma resposta a uma dúvida tão recorrente!

いいね!
bottom of page