top of page
Buscar

ACUPUNTURA EM PETS




A acupuntura em pets utiliza técnicas muito semelhantes à feita em humanos, tendo o objetivo de restabelecer o equilíbrio do organismo do animal através de estímulos em pontos específicos do corpo - seja usando agulhas, massagens ou calor. Esse método de medicina integrativa baseado na medicina tradicional chinesa pode ser muito benéfico em alguns quadros de dor. 


Apesar de envolver a inserção de agulhas, a acupuntura não é dolorosa, trazendo na verdade o alívio da dor. Funciona da seguinte forma: são aplicadas pequenas agulhas em regiões específicas do corpo - os quais chamamos de meridianos - onde há grande número de terminações nervosas. Teoriza-se que isso estimula as fibras nervosas deltas, diminuindo a condução de estímulos dolorosos para o cérebro e assim reduzindo a percepção de dor.


É importante salientar que, por se tratar de uma técnica com resultados controversos em estudos científicos, a acupuntura não substitui o controle de dor utilizando tratamentos baseados em evidências sólidas, como medicamentos ou cirurgias. Em vez disso, pode ser empregada de maneira complementar. 










Referências:






bottom of page