top of page
Buscar

Outubro Rosa Pet ūü©∑

Quais s√£o as causas?

O c√Ęncer de mama √© uma condi√ß√£o multifatorial. Entre suas causas, √© poss√≠vel citar: a exist√™ncia de fatores de risco para o desenvolvimento de tumores como obesidade, envelhecimento e causas gen√©ticas; a exposi√ß√£o a agentes carcinog√™nicos presentes em conservantes e no ambiente e o uso ex√≥geno de horm√īnios.

Essa neoplasia, ainda que em menor proporção, também é capaz de atingir os machos, visto que suas mamas produzem progesterona e estrogênio em pequenas quantidades


O diagnóstico

A detecção e o diagnóstico preciso dessa condição devem ser realizados pelo médico veterinário. Porém, a principal forma de identificação se dá pela palpação das mamas, a partir da busca por nódulos, vermelhidão e secreção. Além disso, também podemos encontrar os seguintes sintomas:

- Falta de apetite e r√°pido emagrecimento

- Febre, n√°useas e v√īmitos constante

- Aumento de volume das mamas, além de dor nessa região

Vale ressaltar ainda que existem alguns tipos de tumor que s√£o assintom√°ticos, o quais podem agravar o progn√≥stico do paciente e a identifica√ß√£o da doen√ßa. Sendo assim, quanto antes o c√Ęncer de mama for diagnosticado, maior tende a ser a efic√°cia do tratamento.


Tratamento:

Ap√≥s o diagn√≥stico, o m√©dico veterin√°rio submeter√° o pet a alguns exames complementares sorol√≥gicos e de imagem, al√©m de bi√≥psia para definir o tratamento mais adequado. A principal op√ß√£o √© a retirada cir√ļrgica das mamas, podendo haver tratamento quimioter√°pico ou radioter√°pico de forma complementar.


Preven√ß√£o e import√Ęncia da castra√ß√£o:

Além das consultas periódicas com o médico veterinário e a atenção do tutor aos sinais clínicos de seu pet, é recomendado evitar o uso de anticoncepcionais nesses animais e cuidado redobrado à alimentação.

Destaca-se ainda que uma importante medida para a preven√ß√£o do c√Ęncer de mama e de outras doen√ßas do trato reprodutivo dos animais √© a castra√ß√£o, uma vez que essa comorbidade classifica-se como uma neoplasia hormonal e, ao castrar o animal, √© poss√≠vel evitar picos de horm√īnios que ocorrem naturalmente durante o cio das f√™meas.


Referências

Comments


bottom of page