top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Dieta vegetariana para gatos: por que não?

Atualizado: há 6 dias


O que é uma dieta vegetariana?

As dietas vegetarianas são porções de alimentos que não possuem proteína de origem animal, ou seja, não apresentam carne e pescados em sua composição, e a presença de ovos e laticínios é opcional. Todos os produtos utilizados nessas dietas são de origem vegetal, que engloba grãos, legumes, verduras, vegetais, frutas…



Quais são as necessidades nutricionais de um gato?

Primeiramente, não devemos esquecer que os gatos são animais estritamente carnívoros, ou seja, têm como principal característica dietética a necessidade de ingerir carne ou pescado. Os gatos necessitam de alguns aminoácidos essenciais para garantir sua homeostase, entre eles a taurina, que só são obtidos por meio de uma dieta carnívora




Por que não se pode oferecer dieta vegetariana para gato?

Portanto, os gatos apresentam necessidades nutricionais específicas de sua espécie que não são supridos pela dieta vegetariana. Carnívoros por definição, os felinos podem utilizar o vegetal como fonte protéica, porém, a alimentação com carne vai além apenas da proteína, mas também apresenta nutrientes essenciais para a vida do animal, como a vitamina B12, vitamina A e até ácido aracdônico.

Embora haja tentativa de substituição, o felino apresenta, em sua fisiologia, dificuldade ou até ausência da capacidade de conversão de certas vitaminas e gorduras em metabólitos viáveis para o organismo, diferentes de outras espécies animais como o cão, que consegue, por exemplo, converter betacaroteno, presente na cenoura, em vitamina A. Em decorrência disso, a dieta vegetariana para gatos é quase impossível.



O que é o ideal?

Sabendo de tudo o que foi dito, é preciso entender a necessidade de uma alimentação de qualidade para a saúde e bem-estar dos gatinhos. Embora a dieta vegetariana não seja uma recomendação, há possibilidade, com a suplementação dos nutrientes de forma sintética, sempre acompanhada por um médico veterinário nutrólogo. Porém, é importante salientar que a dieta baseada em derivados animais são mais seguros e saudáveis para os nossos felinos. De qualquer forma, busque sempre um médico veterinário para poder proporcionar uma alimentação ideal para o seu bichinho.


Além disso, vale lembrar que alguns legumes, frutas e verduras podem ser oferecidos ao seu pet como petisco, mas não como único elemento da dieta. O tutor deve também pesquisar se algum dos alimentos ofertados não apresenta risco de toxicidade.


referências

Posts recentes

Ver tudo

4 Comments


Nutrição: que tema importantissimo!

Like

Uau!! Nunca tinha pensado nisso!

Like

Jessica Katsuda
Jessica Katsuda
Nov 17, 2023

Incríve!! 🤩

Like

Jessica Katsuda
Jessica Katsuda
Nov 17, 2023

Não sabia disso! 🤩 Que tema legal!

Like
bottom of page