top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Vitamina C para pets



O QUE É A VITAMINA C?

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é um macronutriente hidrossolúvel essencial na síntese de colágeno e reparação de tecidos, regeneração da vitamina E e ainda por cima apresenta função antioxidante. Curiosamente, cães e gatos têm a capacidade de sintetizar a vitamina C por conta própria como uma forma de apoiar as funções obrigatórias em seu corpo. Ela também é solúvel em água, o que significa que, quando administrada ao seu animal de estimação, seu corpo pode usar exatamente a quantidade de que precisa, enquanto o resto é eliminado de seu corpo.


POR QUE TOMAR VITAMINA C?

- A vitamina C participa de diferentes processos no organismo. Basicamente, está envolvida na formação dos músculos, dos vasos sanguíneos, dos ossos e dos dentes.

- Além disso, ajuda a absorver corretamente o ferro e participa nos processos de cicatrização

- O fornecimento de ácido ascórbico adicional em sua dieta - junto com uma quantidade equilibrada de outros nutrientes essenciais - pode ajudar a fortalecer o sistema imunológico do pet.


ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Em geral, as dietas comercializadas cobrem todas as necessidades nutricionais sem ter que adicionar nenhum suplemento. Aqui está uma lista com alguns alimentos ricos em vitamina C que podem ser oferecidos aos cães:

  • Vísceras, como fígado.

  • Diversas frutas, tais como o mamão. É típico citar a laranja, o kiwi ou o morango como frutas com vitamina C para cães, porém, nem todos os cães gostam deles devido ao seu sabor e aroma - é preciso se atentar também às frutas que são tóxicas aos cães. E, por mais que sejam alimen


tos ricos em ácido ascórbico, eles devem ser dados geralmente sem casca e sem sementes, e apenas como petiscos.

  • Verduras como brócolis e espinafre




FONTES:

- Blog da Petz

- Blog da Royal Canin

- Blog da Hills Pet

- Uol


TEXTO POR: Fernanda Lopes



bottom of page