top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

De que forma é possível aprimorar a gestão rural?

Faça um planejamento estratégico

Como você vai saber o que precisa ser feito, se você não souber exatamente o que quer conquistar? Muitos produtores trabalham pensando apenas em “um dia de cada vez”, mas isso é um verdadeiro desperdício de esforços. Se quer melhorar a sua gestão rural, comece a fazer um planejamento estratégico. Parta de perguntas, como as indicadas a seguir.

  • Como você gostaria que a propriedade estivesse daqui a 1 ano? E daqui a 5 anos? E a 10?

  • O que precisa ser feito para alcançar isso?

  • Quando você precisa cumprir cada etapa?

  • Quanto dinheiro vai investir para chegar lá?

Utilize a tecnologia a seu favor

Já se foi o tempo em que a atividade rural não se dava muito bem com tecnologia. Hoje o agro é tech e você deve estar preparado para aproveitar essa ferramenta. Desde sistemas de gestão integrados até o uso de drones que mapeiam a propriedade, considere tornar o negócio mais conectado.

Cuide do solo adequadamente

Não pensar na continuidade das atividades em longo prazo pode ser um tiro no pé quando se trata de gestão rural. Você precisa usar cada recurso de forma consciente e, principalmente, sustentável.

Isso também é válido para o solo, que interfere diretamente não apenas na quantidade, mas na qualidade das suas colheitas. Além disso, é primordial conhecer as características desse solo, especialmente para entender quais técnicas deverão ser adotadas para o seu manejo.

Forneça alimentação de qualidade

Da mesma forma que o solo, o modo como você trata os animais fará toda diferença nos resultados produzidos. Por isso, priorize sempre uma alimentação de qualidade, tenha um profissional fazendo o acompanhamento e o monitoramento do desempenho do rebanho para entender qual é a estratégia nutricional que está funcionando melhor.

O grau de complexidade do gerenciamento rural e a capacidade de construir eficiência técnica são pontos essenciais entre as boas práticas da gestão rural. Registrar processos e mensurar gastos, custos e ganhos são pontos-chave para o sucesso da fazenda. Além disso, é preciso ter uma boa relação com os colaboradores, para uma liderança assertiva, centrada no bem-estar e na lucratividade.


Gostou do conteúdo? acesse nossas redes sociais para continuar por dentro!






bottom of page