top of page
Buscar

Oportunidades No Mercado Pet Voltado Para Felinos

O mundo dos negócios voltados para pets vêm crescendo no Brasil nos últimos anos e isso já não é mais uma novidade. O Sindan (Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal) prevê um crescimento de 15,8% do mercado pet para o ano de 2024. A novidade, por sua vez, é que os gatos vêm ganhando cada vez mais espaço nos lares brasileiros. O Censo Pet do Instituto Pet Brasil de 2022 traz um número considerável de felinos habitando as residências brasileiras: 27,1 milhões. Este número representa um aumento de 6% em relação ao ano de 2020, enquanto o número de cães cresceu apenas 4% no mesmo período. Apesar do número de cães no país ainda ser maior, 58,1 milhões segundo o mesmo censo, os gatos podem em breve colocar em cheque o título de “melhor amigo do homem” dado aos seus colegas caninos no passado.

As razões para a ascensão felina vão além do bigodes charmosos e do ronronar terapêutico. Esta nova preferência dos brasileiros se relaciona com o estilo de vida moderno atarefado e maior independência dos gatos em relação aos cães. Além disso, a verticalização das grandes cidades com redução do espaço interno das casas contribui para a preferência por pets de pequeno porte.

Ainda que os gatos tenham uma personalidade que aparente maior desapego, ainda exigem muitos cuidados. Mais ainda, as peculiaridades comportamentais e fisiológicas dos gatos e o perfil cuidadoso e exigente de seus tutores (os famosos gateiros) representam a oportunidade de investimentos voltados para serviços e produtos específicos para felinos.

Algumas das áreas voltadas para felinos que podem ser um investimento de sucesso são: alimentação natural ou gourmet para gatos, brinquedos e móveis para gatificação; serviços de cat sitter e hotelzinho especializado; produtos de higiene que respeitem a fisiologia e comportamento da espécie.


Pensa em empreender no mercado pet? A EJAV oferece projetos de consultoria na área animal e pode te auxiliar a dar os primeiros passos na sua empresa! Para saber mais, entre em contato por meio do nosso email ou chat!





Fontes:



Comments


bottom of page