top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Importância da Doação de Sangue em Cães e Gatos

Você sabia que seu cão ou gato pode salvar a vida de outro animal por meio da doação sangue?



São inúmeros os motivos que levam um animal à necessidade de receber uma transfusão sanguínea, seja de sangue total ou de componentes do sangue, como hemácias, plaquetas ou plasma. Alguns desses motivos são: hemorragias, devido a acidentes ou durante procedimentos cirúrgicos, e doenças que causem anemia, anormalidades de coagulação sanguínea ou alterações hepáticas. As bolsas de sangue, que salvam vidas nessas situações, são obtidas de animais doadores.


Assim como em humanos, a doação de sangue em animais é indolor, segura, não causa efeitos colaterais e é rápida, mas possui requisitos para ser realizada:

  • Idade entre 1 e 8 anos para cães e entre 1 e 7 anos para gatos

  • Pesar mais de 27 kg para cães e mais de 4 kg para gatos

  • Temperamento dócil

  • Vacinas e vermifugação em dia

  • Fazer controle de pulgas e carrapatos

  • Não ter recebido transfusão sanguínea prévia e não ter doenças pré-existentes


Antes da coleta, é necessário que o doador passe por exames de check-up como hemograma completo e testes para hemoparasitoses, muitas vezes oferecidos como cortesia pelos bancos de sangue. Um cão pode doar até 450 mL de sangue, enquanto um gato pode entre 20 a 40 mL de sangue e cada doação deve ter um intervalo mínimo de 3 meses. No momento da coleta, se o animal possuir temperamento calmo, pode não ser necessário realizar tranquilização farmacológica.


Os cães e gatos possuem diferentes tipos sanguíneos, por isso, o receptor passa por um teste de compatibilidade sanguínea antes da transfusão, a fim de evitar reações imunológicas ao sangue do doador. Além disso, não podem ser feitas doações interespecíficas, ou seja, um cão doar sangue para um gato e vice-versa.


Seu amigo de quatro patas cumpre os requisitos para ser um doador de sangue? Procure um banco de sangue ou hospital veterinário próximo de você e se informe mais sobre o processo de doação!


Fontes:

APICELLA, Camila. Transfusão sanguínea em cães. Monografia de Graduação em Medicina Veterinária, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, 2009.


bottom of page