Como deve ser o armazenamento de medicamentos na clínica?
- ejav-usp

- 10 de out.
- 2 min de leitura

O armazenamento de medicamentos, vacinas, antígenos e outros materiais biológicos somente poderá ser feito em geladeiras ou unidades de refrigeração exclusivas, contendo termômetro de máxima e mínima, com registro diário de temperatura (Art. 15, parágrafo I, da Resolução CFMV nº 1.275/2019). A recomendação do Ministério da Saúde, em seu Manual de Cadeia de Frio, consiste no uso de câmara de refrigeração para a conservação de imunobiológicos que dependem de conservação na faixa de temperatura de +2°C a +8°C. O frigobar não é aconselhável para o armazenamento de imunobiológicos, uma vez que não tem efetividade de rendimento. Estes equipamentos não possuem espessura adequada de isolamento das paredes, facilitando a troca de calor do meio.
Os medicamentos controlados, de apresentação comercial humana ou veterinária, devem estar armazenados em armários providos de fechadura, sob controle e registro do médico-veterinário responsável técnico (Art. 15, parágrafo V, da Resolução CFMV nº 1.275/2019). A orientação é reforçada pela Resolução CFMV nº 1.318/2020, em seu Art. 5º, parágrafo IV, que determina, ainda, que os armários estejam em local de acesso restrito e sem exposição ao público.
Normas gerais de armazenamento:
Após recebimento dos medicamentos e materiais médicos os mesmos devem ser mantidos em quarentena por 72 horas em local separado dos demais. Para controle do fim da quarentena, deve-se identificar a data de recebimento nas caixas dos produtos recebidos utilizando as iniciais DR. Caso não seja possível a quarentena dos produtos, retirar os produtos das embalagens externas descartando-as. Se o produto não tiver embalagem externa para descarte, proceder, quando viável, a desinfecção da embalagem com álcool 70%. Nesse caso, atentar-se se a limpeza com álcool 70% não irá violar a embalagem, danificar o produto ou mesmo apagar o rótulo de identificação dos mesmos.
Armazenamento geral de medicamentos:
A disposição dos medicamentos na farmácia deve seguir critérios de ordenamento que facilitem não só o armazenamento, mas também a visualização e acesso aos mesmos. Alguns parâmetros devem ser considerados na disposição dos medicamentos: separar medicamentos humanos de medicamentos veterinários, conforme identificação das prateleiras e ordenar os produtos conforme nome do princípio ativo, em ordem alfabética. Além disso, é de extrema importância armazenar os medicamentos por número de lote e por prazo de validade, seguindo o critério PEPS (Primeiro que Expira, Primeiro que sai) para o controle de estoque dos medicamentos e materiais médicos. Os itens que irão vencer primeiro devem ser estocados na frente para que sejam dispensados primeiramente.
Qual a importância de seguir as normas de armazenamento de medicamento?
Diferente de alimentos, que quando estragados são facilmente identificados, os medicamentos são de difícil reconhecimento, isso se torna um perigo visto que nesse estado podem se tornar inativos ou nocivos à saúde, pois as substâncias presentes no fármaco tem potencial de se tornarem tóxicas, sendo que em casos extremos pode levar a morte.
Referências bibliográficas:
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Veterinária Farmácia do Hospital Veterinário PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO POP No: FAR 007. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://vet.ufmg.br/ARQUIVOS/FCK/file/ITT%20farm%C3%A1cia%20007%20-%20Armazenamento%20de%20medicamentos%20e%20materiais%20m%C3%A9dicos.pdf>. Acesso em: 10 out. 2025.
Estruturação de Estabelecimentos Médico-veterinários 1o edição -2023. [s.l: s.n.]. Disponível em: <https://crmvsp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/25.05_Manual_Resolucao_1275.pdf>.




Comentários