top of page
Buscar

Importância da dieta úmida para gatos 

Uma alimentação adequada, nutritiva e bem balanceada é um dos fatores mais importantes para garantir uma boa qualidade de vida e saúde para os gatos. Porém, muitas opções de dieta são fornecidas no mercado pet, dentre elas, temos aquelas compostas por alimentos úmidos. Embora muitos tutores ainda vejam os famosos sachês apenas como simples petiscos, muitos especialistas apontam que esse tipo de comida pode se tornar um grande aliado na dieta dos nossos gatos. 


Quais os benefícios?

  1. Hidratação Adequada e Saúde Urinária 

Os bichanos darem trabalho quando se trata de água é quase um senso comum! Os gatinhos têm a natureza de mostrar pouco interesse na ingestão de água – que nem uma fonte caríssima pode nos ajudar –, o que preocupa muito os gateiros de como pode inserir na dieta a hidratação do amigo peludo. Para isso, a ração úmida é uma boa solução devido a composição de no mínimo 70% de água, além de possuir ingredientes atrativos para os felinos. Assim, se for um alimento completo pode alcançar toda a demanda energética do organismo, sendo além de uma boa fonte de água, bem nutritivo.

A falta de ingestão de água pode causar problemas na saúde como a famosa doença renal crônica, que causa complicações na vida do gatinho caso não seja tratada da forma correta. Com a raça úmida, o bichano ajuda a filtrar o sangue e evita formação de cálculo renal, prevenindo de alguma complicação no futuro.


  1. Palatabilidade 

As rações úmidas são compostas por aromas intensos e sabores que despertam os instintos alimentares com a diversidade de sabor, tornando saborosos e cruciais para situações específicas. Isso atrai o felino para comer e incentiva a nutrição adequada – importante reforçar que a alimentação precisa ser completa para substituir a ração seca, essa informação encontra-se na embalagem do produto –, sendo importante, por exemplo, para bichanos que passaram por um procedimento cirúrgico ou já estão com idade avançada, que têm dificuldade para ingerir adequadamente a quantidade exigidas


  1. Controle de Peso

A composição da ração úmida é a maior parte água e tem grande teor de proteínas, esses dois fatores auxiliam na diminuição de peso, pois causa grande saciedade para o animal. Isso implica em menor ingestão de alimento, além disso, como possui baixo teor calórico em relação a ração seca auxilia na nutrição adequada do felino com pouco ganho calórico, o que ajuda na perda de peso eficiente para gatos obesos ou outra necessidade metabólica.


  1. Nutrientes Essenciais e uma Dieta Completa

A ração úmida pode ser completa ou incompleta, a primeira, como já citado anteriormente, tem todos os nutrientes exigidos para atingir a demanda energética do animal, assim, pode substituir a ração seca. A segunda é uma dieta incompleta de nutrientes que pode apenas ser utilizada como suplemento – 10% do alimento total da dieta –, por isso é importante analisar as informações da embalagem para conseguir determinar como e com que frequência será oferecido para o animal. 

Caso utilize a alimentação completa tem todos os nutrientes essenciais (proteínas, vitaminas e minerai essenciais), fatores energéticos, sabor atrativo e textura que remete aos instintos do animal, oferecendo uma experiência melhor com a utilização ingredientes de qualidade na dieta do felino, além do benefício da grande quantidade de água como já explicitado para pode ajudar na prevenção de doenças. 


Como oferecer? 

Primeiramente, como já mencionado, atente-se ao valor nutricional da ração, ou seja, se ela é considerada completa ou incompleta. Se ela for completa, quer dizer que já consegue oferecer todos os nutrientes que o seu gato precisa. Caso contrário, se ela for incompleta, deve-se atentar para suplementar com outros tipos de alimentos que ofereçam os outros nutrientes que o seu animal necessita. Para entender melhor como montar essa dieta de forma balanceada, não deixe de consultar um médico veterinário. 

Além disso, caso o gato se alimente tanto de dieta úmida quanto seca, é necessário lembrar de não misturar os dois tipos de comida em uma mesma refeição. Isso porque os gatos são sensíveis à textura e pode haver rejeição.





Referências:








1 Comment


Que publicação necessária!!!

Like
bottom of page