top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Gatos Podem Tomar Leite Sem Lactose?





Os gatos precisam se alimentar do leite materno quando filhotes, pois contém muitos nutrientes importantes para o crescimento e desenvolvimento saudáveis dos felinos. Nessa fase de vida, os felinos possuem a enzima lactase que é responsável por realizar a digestão da lactose (carboidrato presente no leite). Caso não seja possível tomar o leite materno, pode ser usado também uma fórmula de leite específica para gatos recém nascidos.

Entretanto, ao crescerem os gatos acabam perdendo a enzima lactase, portanto não possuem mais capacidade de digerir os carboidratos presentes no leite, se tornando intolerantes à lactose. Quando ingerem leite podem sofrer de sintomas digestivos, como dores abdominais, gases, diarreia, vômitos e inchaço abdominal.

Apesar do leite sem lactose conter a enzima lactase, o que resolveria a reação de intolerância de gatos adultos, esse leite é proveniente de vacas, cabras ou outras espécies animais e pode causar problemas quando ingeridos por gatos. Além disso, o leite sem lactose ainda pode causar diarreias e reações gastrointestinais, visto que gatos domésticos são animais que possuem uma dieta muito constante, cuja composição consiste basicamente de ração, e o acréscimo de um alimento inusitado pode causar prejuízo.



É importante que os gatos mantenham-se hidratados para evitar problemas renais. Muitos donos dão leite como uma forma de incentivar o pet a ingerir mais líquido, contudo, existem outras formas de incentivar o consumo de água pelo seu gato sem sacrificar sua saúde. Oferecer água do cozimento de carnes e peixes (sem sal ou azeite), adquirir fontes de água que mantém a água em movimento e fornecer alimentação úmida diariamente são algumas formas de manter seu gato hidratado sem precisar de leite na dieta.

Tendo em vista esses fatores, a resposta é: não é adequado oferecer leite, nem mesmo o sem lactose, aos gatos. Por mais que aparentem gostar, essa bebida pode trazer graves complicações ao seu pet.







Fontes:

https://www.purina.pt/artigos/gatos/alimentacao/o-que-comem-os-gatos/mitos-gatos-beber-leite

https://www.zooplus.pt/magazine/gatos/comida-para-gato/os-gatos-podem-beber-leite

https://www.petz.com.br/blog/bem-estar/gato-pode-tomar-leite-zero-lactose/

https://blog.cobasi.com.br/gatos-podem-tomar-leite/amp/

https://revistacasaejardim.globo.com/amp/Casa-e-Jardim/Dicas/Pets/noticia/2021/10/mito-ou-verdade-pode-dar-leite-para-gato.html


5 Comments


Aprendi algo novo e surpreendente. O senso comum é que leite é um item "obrigatório" na dieta dos gatos.

Like

Que interessante, eu nunca tinha parado pra pensar nisso!

Dar leite aos gatos já virou uma prática cultural, infelizmente. Matérias como essa podem e vão ajudar muito nossos animais, levando informações aos tutores! Parabéns!

Like

Obrigada pela matéria importantissima!

Like

Que legal!

Like

Eu não fazia a menor ideia sobre isso! Amei aprender sobre!

Like
bottom of page