top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Esporotricose: uma doença emergente

A esporotricose é uma micose causada por um fungo ambiental que afeta tanto humanos quanto animais como cães e gatos. Essa doença tem grande importância para a clínica veterinária de pequenos animais por seu potencial zoonótico, sendo considerada endêmica em diversas regiões. Em Florianópolis, pelo menos 18 casos da doença foram registrados até julho deste ano.


Fungo Sporothrix schenckii, causador da esporotricose.

Disponível em: https://images.app.goo.gl/h3kr9bGxXNyYYRP46 . Acesso em 31 de agosto de 2019.


Os gatos são os mais suscetíveis a infecção, que pode ter como sinal clínico o aparecimento de nódulos ulcerados na pele, e também são os principais transmissores da doença para humanos através de arranhaduras e mordeduras. Os cães também podem ser infectados, mas apresentam um quadro mais brando e não foram encontrados registros de transmissão da doença de cães para humanos, somente entre gatos e humanos e entre gatos e cães.


Uma forma comum de contágio se dá por conta do comportamento dos felinos de arranhar árvores, e também de se lamber e se esfregar tanto em outros gatos quanto em humanos. Minimizar ou abolir o acesso do animal à rua é essencial para a prevenção da doença, que também pode ser transmitida em brigas com outros animais.


Disponível em: https://images.app.goo.gl/jtoUYguKJ3dBLmK1A . Acesso em 31 de agosto de 2019.


É de extrema importância levar seu animal ao veterinário caso ele venha a apresentar qualquer comportamento ou ferimento anormal, realizando o devido tratamento e isolando o animal para evitar a disseminação, sempre tomando o cuidado para evitar o contato com os ferimentos do mesmo.


Disponível em: https://images.app.goo.gl/djGhgkuBrRUik2S69. Acesso em 31 de agosto de 2019.


Referências:

bottom of page