Buscar

Deficiência de vitamina D em pets

Atualizado: 21 de nov.



A vitamina D é uma vitamina lipossolúvel e é produzida pelo organismo de muitos mamíferos quando a pele sofre exposição ao sol, além de poder ser obtida em maiores quantidades em alguns alimentos. No entanto, cães e gatos não conseguem realizar a síntese de vitamina através da exposição solar, por possuir baixas concentrações de um precursor, derivado do colesterol, necessário para essa síntese, devendo assim obtê-la pela alimentação.

Essa vitamina é extremamente importante, pois tem papel fundamental na regulação da concentração de cálcio e fosfato no organismo, favorecendo a absorção dessas substâncias no intestino. Além disso, se liga a receptores nas células imunológicas, ajudando na melhora do sistema imune, prevenindo algumas doenças.

No entanto, quando cães e gatos são submetidos a dietas que possuem deficiências nutricionais de vitamina D, isso pode trazer algumas consequências para sua saúde, tais como o surgimento de alguns tipos de câncer, doenças autoimunes, doença inflamatória intestinal, doenças infecciosas e insuficiência cardíaca congestiva, além de provocar alterações no desenvolvimento ósseo dos pets.

Assim, fica muito claro que as empresas produtoras de alimentos pet devem sempre possuir um especialista por trás da formulação de seus produtos, gerando maior confiança para seus clientes.

Gostou do conteúdo e quer garantir que suas receitas não possuam nenhuma deficiência nutricional? Entre em contato conosco!


Referências:

https://www.scielo.br/j/pvb/a/RwY7VmzVftgX6p3NFcpWqFQ/?format=pdf&lang=pt

https://www.infoescola.com/doencas/hipervitaminose/

https://www.tuasaude.com/para-que-serve-a-vitamina-d/

https://nutrologiadecaesegatos.com.br/vitamina-d-tomar-sol-nao-funciona-entenda-o-porque/#:~:text=A%20vitamina%20D%20%C3%A9%20um,pele%2C%20atrav%C3%A9s%20da%20exposi%C3%A7%C3%A3o%20solar.