Como um POP pode aprimorar a rotina na sua empresa?


O Procedimento Operacional Padrão (POP) é um documento organizacional que traduz o planejamento do trabalho a ser executado, com instruções detalhadas para a realização de algum procedimento rotineiro.

Eles auxiliam no controle de qualidade do produto fabricado ou serviço prestado na empresa, permitindo que os processos sejam padronizados e organizados, o que garante maior segurança no trabalho, localização de informações com maior rapidez e atribuição de responsabilidade para aqueles envolvidos no processo específico.


Como funciona?

O POP apresenta instruções das sequências das operações e sua frequência de execução, abordando os seguintes elementos:

  • O responsável pela execução e listagem dos equipamentos;

  • Materiais utilizados na realização da tarefa;

  • Descrição dos procedimentos que devem ser executados nas atividades críticas;

  • Roteiro de inspeções periódicas dos equipamentos envolvidos;

  • Todos esses elementos deverão ser aprovados, assinados, datados e revisados anualmente ou de acordo com a necessidade do processo.


Objetivos do POP?


Ele mantém o processo em funcionamento por meio da padronização e minimização de desvios na execução da atividade, ou seja, ele busca assegurar que as ações tomadas para a garantia da qualidade sejam executadas conforme o planejado.

É importante que o procedimento tenha informações suficientes para que os colaboradores possam utilizá-lo como um guia, e que a linguagem utilizada seja simples, clara e objetiva. Assim como, em caso de dúvida, saibam onde buscar mais informações ou a quem recorrer.

Fonte da imagem: wix.com



Referências:


https://blogdaqualidade.com.br/procedimento-operacional-padrao-pop/


1 visualização0 comentário