top of page
Buscar

Animais e Terremotos



Você já ouviu falar que os animais conseguem antecipar desastres naturais?


Acontece que essa crença, tão falada na nossa sociedade, agora têm uma explicação científica!


Um estudo realizado no Parque Nacional de Yanachaga Chemillen, analisou as mudanças comportamentais de animais da região, anteriormente e posteriormente ao terremoto Contamana, com epicentro a aproximadamente 320 quilômetros do local e magnitude 7. Tal estudo foi realizado por Rachel A. Grant, Jean Pierre Raulin e Friedemann T. Freund, no Peru, e apresentam resultados que sustentam tal hipótese.


O que, afinal de contas, são terremotos?


Os terremotos são causados pelo choque entre duas placas tectônicas, que são placas rochosas formadoras da crosta terrestre. Tais abalos sísmicos provocam, na superfície, fortes vibrações que geram prejuízos ao ser humano, podendo ser medidas na chamada escala Richter de magnitude.


O que esse estudo demonstrou?


Neste estudo, houve a diminuição da presença de animais flagrados em câmera na região aproximadamente 23 dias antes do terremoto, caindo aceleradamente a partir de 8 dias antes do ocorrido. Além disso, dentre outros resultados, notaram-se perturbações na ionosfera terrestre, com início 2 semanas antes do terremoto.


Qual é a relação entre o terremoto e os animais? O que, de fato, permite que animais sintam que um fenômeno natural está prestes a acontecer?


As alterações no ambiente provocaram a modificação do comportamento desses animais. Isso pode ser explicado da seguinte forma: com o choque mecânico entre as placas tectônicas, tem-se a liberação de íons positivos, que atingem a atmosfera. Esses íons positivos, isto é, átomos com carga elétrica positiva, causam o aumento da produção do hormônio serotonina nos animais.


Com o aumento dos níveis de serotonina na corrente sanguínea, tem-se a chamada síndrome de serotonina, que inclui sintomas como confusão, inquietação, hiperatividade, ansiedade, entre outros.


Dessa forma, sabe-se que a ionização do ar, em momentos que precedem a ocorrência de um terremoto, causam a agitação desses animais, que tornam-se inquietos. Assim, ocorre a conhecida “antecipação” de desastres naturais pelos animais.



Referências


Changes in animal activity prior to a major (M = 7) earthquake in the Peruvian Andes



Terremotos


bottom of page