top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Animais de estimação precisam cuidar das unhas?

cachorro cortando a unha!
(Foto: GettyImages)

Não é novidade que os animais de estimação adoram expor suas longas e afiadas garras, muitas vezes deixando marcas não muito agradáveis em seus tutores. Mas, afinal, como são essas unhas e será que elas precisam de cuidados?

As unhas dos animais de estimação são compostas por duas partes principais: o sabugo, uma rede de vasos sanguíneos que permite o fluxo de sangue e a nutrição da unha, e a unha em si. Essas unhas, além de fazerem parte da anatomia desses pets, apresentam grande importância para o equilíbrio e comportamento. Logo, para manter a higiene, bem-estar e evitar que fiquem encravadas, os devidos cuidados são, com certeza, necessários, sendo, o mais importante deles: o corte de unhas.


Precauções

Como há o sabugo (rede de vasos sanguíneos), é necessário um maior cuidado para que não haja um corte nessa região, que pode trazer sangramentos e dores nessa região.

Quando as unhas são claras, o sabugo é bem mais visível, pois é uma região rosada. Já quando as unhas são escuras, o sabugo não fica tão visível, sendo necessário redobrar a atenção.


Como cortar as unhas?

Como é algo frequente, que pode ser feito de 15 em 15 dias de acordo com a necessidade do animal, o corte pode ser feito em casa.

É importante que o pet esteja relaxado para não comprometer o processo, visto que um movimento brusco pode prejudicar o corte. Além disso, o ideal é que o corte de unhas seja feito em um lugar bem iluminado, assim, o sabugo será visto com mais facilidade.


  1. O pet deve ser delicadamente imobilizado;

  2. Pegue a pata do animal com firmeza;

  3. Utilize um cortador de unhas específico para cães/gatos;

  4. Visualize a área do sabugo e corte apenas a partir de onde os vasos não estão mais presentes (a parte mais superficial da unha);

  5. Corte a unha em um ângulo de 45° em relação a pata.


Alguns animais são mais ariscos e/ou agitados, dificultando esse procedimento. Neste caso, a melhor opção é levá-lo ao veterinário e pedir pelo corte de unhas.


O que fazer em caso de machucados?

Mesmo tomando cuidado, é possível que haja um acidente e que um corte seja feito, ocasionando sangramento. Neste caso, o primeiro a se fazer é estancar o sangramento com uma gaze e higienizar o local com antisséptico.

Caso o sangramento não pare ou o animalzinho demonstre desconforto e dor, levá-lo ao veterinário é essencial.







Fontes:


Comments


bottom of page