Empresa Júnior de Assistência Veterinária
Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87
Cidade Universitária - CEP 05508 270 - São Paulo - SP ​
(11)  3091 7702
whatsapp +55 15 99102-6560 ou +55 11 94020-6002
 
 
ejav.fmvz.usp@gmail.com

ACOMPANHE-NOS

  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
Buscar
  • ejav-usp

3 principais erros na coleta de amostras de leite

A coleta de amostra de leite é muito importante em um sistema produtivo, pois além de determinar o preço do leite - em função das bonificações ou penalizações por qualidade -, fornece informações valiosas para a gestão do rebanho.

Assim, é muito importante saber quais os principais erros cometidos na coleta de amostra de leite, para que isso possa ser monitorado corretamente, além da possibilidade de se criar referências sobre a maneira correta de se fazer a coleta, de forma que ela represente a realidade de cada fazenda, leite ou rebanho que está sendo pesquisado.


Confira abaixo os 3 principais erros cometidos nas coletas de amostra de leite pelo transportador na fazenda:

1) Falta de agitação ou coleta superficial no tanque

No que se refere à coleta de leite no tanque pelos transportadores, o principal erro é a falta de agitação ou coleta superficial no tanque. Isso leva a uma variabilidade de resultados, além de muitos erros.

Quando os resultados das coletas de leite no tanque estão muito próximos, mantendo uma média da fazenda, é provável que esteja sendo feita uma boa coleta pelo transportador.


2) Coleta de leite direto dos tetos das vacas

Na coleta de amostras individual para contagem de células somáticas (CCS), algumas pessoas ainda não treinadas coletam amostras de leite direto dos tetos das vacas, principalmente no início da ordenha. Isso prejudica a fazenda, pois a CCS no começo da ordenha é cinco vezes maior do que no final da ordenha. Assim, a amostra de leite tem que ser coletada da ordenha completa de cada vaca.


3) Manipulação incorreta e contaminação dos frascos de coleta

Na coleta de amostra individual para cultura microbiológica, deve-se tomar muito cuidado com a manipulação do frasco durante a coleta. A manipulação incorreta dos frascos de coleta é um erro decisivo.

Muitas pessoas deixam a tampa dos frascos no piso, no bolso ou na outra mão para fazer a coleta da amostra. No entanto, quando se leva o frasco completamente aberto para debaixo do úbere com o objetivo de retirar os jatos dos quatro tetos da vaca, ocorre uma contaminação de resíduos de pelos, barro, esterco, poeira, o que levará a um resultado diferente do que deveria ser.



Se quiser saber mais sobre coleta de amostras de leite, confira o conteúdo completo do curso on-line Coleta de amostras de leite: procedimentos corretos para resultados seguros do EducaPoint. Durante as aulas, o especialista Cassio Camargos explica o passo a passo dos procedimentos de coleta, tanto da amostra de leite do tanque, como também da amostra individual para CCS ou cultura microbiológica.

29 visualizações