top of page
Buscar

Vitaminas balanceadas em Pets

Vitaminas são compostos orgânicos responsáveis por regular e auxiliar diversos processos do corpo, como crescimento e a manutenção da vida. Embora não sejam utilizadas pelo organismo como fonte de energia, as vitaminas são essenciais em diversas funções do organismo e atuam principalmente em processos metabólicos essenciais, sendo incorporadas também nos tecidos.





Apesar das moléculas de vitamina não se enquadrarem como carboidrato, proteína ou gordura, são extremamente necessárias para que possam atuar na maioria dos processos vitais.

Em sua maioria as vitaminas não podem ser sintetizadas pelo corpo animal e assim, precisam ser ingeridas em quantidades adequadas através do alimento. Elas podem ser classificadas em lipossolúveis (vitamina A, D, E e K) e hidrossolúveis (vitamina C e vitaminas do complexo B).

As vitaminas hidrossolúveis são absorvidas no intestino delgado e são excretadas na urina. O consumo frequente de vitaminas hidrossolúveis se faz necessário devido ao seu baixo estoque no corpo do indivíduo, e o excesso é excretado na urina.

As vitaminas lipossolúveis são absorvidas pelo mesmo mecanismo dos lipídeos, mas seus metabólitos são excretados principalmente nas fezes, por meio da bile. São armazenadas principalmente no fígado e podem permanecer por período prolongado. O organismo é capaz de armazenar quantidades significativas de vitaminas lipossolúveis. Por isso, o baixo consumo diário por curto período não resulta em deficiência nutricional. No entanto, esta pode ser evidenciada em período mais longo de baixa ingestão. Por outro lado, devido ao armazenamento, o risco de toxicidade é maior.

A deficiência vitamínica não ocorre geralmente de forma isolada e sim associada a mais de uma vitamina. Por isso, é sempre importante consultar o médico veterinário especializado na área de nutrição animal para garantir que o animal está recebendo as vitaminas em suas proporções adequadas. Você tem interesse na área do mercado de alimentação natural para pets?


____________________________


Texto por: Janaína Corrêa

bottom of page