top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Vacinação contra raiva para humanos



O que é a raiva e quais são seus sintomas?


É uma doença viral que acomete o sistema nervoso central, sendo transmitida principalmente por secreções infectadas, como é o caso da saliva, a qual pode ser transmitida para os humanos via mordidas ou feridas abertas.


No corpo, o vírus se dissemina pelo corpo por meio dos nervos e se multiplica no sistema nervoso central (SNC). De forma geral, essa multiplicação resulta em anormalidades nas funções do SNC, o que na maioria das vezes é fatal, levando o indivíduo infectado (humano e animal) a óbito.


O que fazer quando for mordido por um animal?


A raiva pode ser transmitida tanto por mordidas de cães e gatos, quanto de morcegos e outros animais silvestres. Assim, em caso de mordidas, o ideal é seguir para um hospital ou UBS.


O que são as Unidades de Referência contra raiva?


São locais situados tanto em UBS quanto em hospitais que possuem uma seção voltada para o combate contra a raiva Elas são divididas em unidades Pós e Pré-exposição.


Unidades de Referência PRÉ-Exposição


Nelas são vacinados profissionais de risco que entram em contato com animais ou indivíduos infectados e que, por estarem expostos ao risco de acidente, devem ser vacinados como PREVENÇÃO. Assim, reduz-se a chance de transmissão e desenvolvimento da doença pelo profissional.



Unidades de referência PÓS-Exposição


São as unidades que recebem pacientes que sofreram um acidente, como mordidas de animais, e que podem ter sido contaminados com a raiva. Qualquer unidade de atendimento pode realizar uma primeira avaliação do paciente. Dependendo do caso, o indivíduo é encaminhado para as Unidades de Referência, as quais realizam o tratamento por meio de vacina ou soro.


Não deixe de checar o link nas fontes para mais informações, endereços e contatos!


E, claro, para prevenir a contaminação de cães e gatos com o vírus da raiva, não deixe de vacinar o seu bichinho! Entre em contato com um veterinário para saber mais das vacinas necessárias!


Texto: Letícia Maciel

Caso esteja interessado em iniciar trabalho no ramo de Hotel para pets, a vacinação contra raiva também deve uma pauta de atenção do seu negócio e seus colaboradores. A EJAV oferece em seu portfólio, consultorias em Hotel Pet e Day Care. Confiram nossos serviços aqui.



Fonte:



GOMES, Andréia Patrícia et al. Raiva humana. Revista Brasileira de Clínica Médica, v. 10, n. 4, p. 334-40, 2012.



Unidades de Pré-Exposição:


bottom of page