top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Tipos de Areia para Gato



Sabemos que gatos são animais muito exigentes e criteriosos em relação à higiene, principalmente na hora de fazer suas necessidades. Porém, por haver diferentes tipos de substratos que são usados para a fabricação das areias para gato, pode ser difícil saber qual é o melhor tipo de areia para o seu felino.

Por isso, para escolher a melhor areia para seu gatinho, o ideal é conhecer cada um dos tipos de areia e suas características para entender qual melhor se encaixa nas preferências do seu bichano.


Areia de sílica

A areia de sílica é uma opção moderna que se tornou bem popular entre os tutores. Ela é conhecida por apresentar uma grande vantagem de absorção, fazendo com que a troca da areia não seja tão frequente comparada com outras areias. Além disso, ela conta com propriedades capazes de neutralizar o odor da urina e das fezes de forma muito eficaz. Geralmente é encontrada em formas de bolinhas, e, apesar de não ser a mais barata, apresenta ótimo custo-benefício por durar mais. É uma opção muito indicada para locais com pouca ventilação ou para gatos que passam muito tempo sozinhos.


Areia granulada de argila

A areia granulada a base de argila é a de maior custo-benefício por ser bem barata e a mais escolhida entre os tutores. Por ser a base de argila, essa areia forma torrões ao entrar em contato com a urina, tornando a limpeza muito mais prática. Essas areias são as preferidas dos felinos por conter um cheirinho de terra que os atraem. Entretanto, ela pode gerar uma espécie de lama que pode acabar indo parar em outros locais da casa pelas patinhas do seu bichano.


Areia granulada de madeira

A areia granulada de madeira tem uma grande vantagem por ser biodegradável, facilitando seu descarte, ideal para tutores que se preocupam com o meio ambiente. Elas são formadas por grãos de pinus - geralmente de reflorestamento - que controlam bem os odores. Elas também apresentam a vantagem de serem baratas e de terem alta absorção. Ao entrar em contato com a urina, a madeira se transforma num pó que pode ser facilmente coletado, sendo sua manutenção bem prática. Entretanto, exige manutenção com maior frequência do que a sílica.


Areia natural e biodegradável

As areias naturais são geralmente formadas de milho e mandioca que auxiliam na absorção e inibem odores. Elas também não contêm aditivos químicos que podem oferecer riscos à saúde do seu felino. Além disso, ela é uma opção biodegradável, que, como mencionado anteriormente, facilita seu descarte e necessita de limpezas mais frequentes.


Mesmo depois de entender as particularidades de cada tipo de areia, é importante observar a adaptação do seu gato com a nova areia. Se seu felino tem feito as necessidades no local inadequado, ainda que a areia seja trocada na frequência correta, vale a pena testar outras opções para descobrir a areia preferida do seu bichano.

referências:



bottom of page