top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Rotulagem de alimentos para animais

Seu produto necessita de um diferencial em meio a um mercado tão competitivo e, o rótulo é um ótimo passo para se começar.

Qual a importância do rótulo para seu produto pet?

O rótulo é responsável pela aparência do produto, e pelo efeito atrativo que possui, é responsável por boa parte do sucesso da sua mercadoria. Aumentando o interesse pelo produto, são aumentadas também as chances de compra do tutor que se preocupa com seu pet..

Já que o consumidor não pode julgar a qualidade do produto pelo sabor, ou pelo teste, o rótulo serve como a primeira impressão, e por isso, possui extrema importância para o convencimento da compra.

Rotulagem nutricional dos alimentos para animais e sua importância

Servindo como parte primordial de um rótulo, a rotulagem nutricional é aquela que fornece as informações nutricionais do alimento tido como mercadoria. Esse tipo de rótulo instrui os consumidores sobre os ingredientes, principais nutrientes e valor energético de tal alimento a ser comprado para o animal. Segundo a ANVISA, a rotulagem de mercadorias alimentícias é obrigatória com exceção dos ingredientes e matérias-primas alimentares para fins industriais, que não terão a obrigatoriedade de declaração da informação nutricional.

A rotulagem nutricional é de suma importância para a comercialização de um alimento, servindo como fonte principal de comunicação entre consumidores e produto, e favorece a segurança existente nessa relação, ao demonstrar que a empresa se preocupa com o bem-estar do seu animal de estimação, declarando as informações nutricionais e ingredientes que compõem o produto.

O que deve estar contido nesse rótulo nutricional?

● Tabela nutricional: com os macronutrientes (carboidratos, as proteínas, as gorduras (estas, geralmente, estão divididas em gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans)), além da quantidade de fibra alimentar, valor diário (VD), em porcentagem, valor energético (kcal e kj) e sódio. Tudo isso relacionado a uma certa quantidade por porção..

● Lista de ingredientes: contendo todos os ingredientes que foram usados na fabricação do produto, por ordem decrescente de quantidade.

● Declaração de alergênicos;

Vantagens de se obter a rotulagem nutricional de alimentos para animais ● É um projeto de custo relativamente baixo quando comparado ao impacto que ele causa;

● Aumenta a credibilidade, confiabilidade do produto, além de fornecer segurança para o cliente por ele saber o que seu pet está consumindo;

● Expansão e aumento de competitividade no mercado;

● Regularização com as normas da ANVISA.

Se interessou sobre o assunto? Não deixe de conferir nosso projeto de regulamentação que engloba a rotulagem de produtos para animais!

Fonte: Nuteq

Texto por: Ana Luiza Peraro Mattos (@analuizapmattos)

bottom of page