Buscar

Responsável técnico de estabelecimentos veterinários

O Responsável Técnico em Veterinária (RT) é o profissional encarregado de garantir a maior qualidade possível dos produtos ou serviços criados, manipulados e comercializados por empresas destinadas à animais, ou que os usam como matéria-prima.



Você sabia que para garantir as boas práticas de desenvolvimento de fabricação na cozinha pet é essencial a contratação de um Responsável Técnico? Isso porque ele é capaz de responder pelos seus atos profissionais no meio administrativo, civil e penalmente, além disso garante também a qualidade dos produtos e serviços prestados aos seus consumidores.


Qual a função do responsável técnico?


O Responsável Técnico (RT) de um estabelecimento é o profissional que responde de forma técnica, ética e legalmente (administrativa, civil e penalmente) pelos seus atos profissionais e pelas atividades desenvolvidas e é quem garante a qualidade dos produtos e serviços prestados ao consumidor, devendo assegurar a saúde única (animal, pública e ambiental), bem-estar animal e a qualidade dos produtos.


Dentre suas funções estão presentes o conhecimento dos aspectos técnicos e legais a que estão sujeitas as indústrias produtoras de alimentos para animais, Orientar quanto à formulação, preparação e balanceamento de concentrados, rações, complexos vitamínicos e minerais, além de aprovar qualquer alteração que possa ocorrer na fórmula, no rótulo ou na embalagem do produtos e outros.


Quem pode ser o responsável técnico?


Na produção e comercialização de alimentação animal, estão aptos ao cargo Médicos Veterinários, Zootecnistas e Engenheiros Agrônomos.


Além destas formações profissionais, aqueles que se dedicarem exclusivamente à fabricação ou fracionamento de ingredientes destinados à alimentação animal poderão ter a Responsabilidade Técnica também exercida por profissional com nível superior em farmácia, química ou engenharia química, desde que a formação seja compatível com a natureza da atividade a ser realizada pelo estabelecimento e respeite as regulamentações relativas ao exercício da profissão.



Fonte:

Blog da Revista Veterinária

Projeto de RT da EJAV



#responsaveltecnico #medvet