Buscar

Quais são as boas práticas de bem-estar animal?

Atualizado: 21 de nov.

Mas, então, quais são as melhorias que devem ser implementadas na propriedade para assegurar o bem-estar animal?


Invista em boas instalações

Para que os animais possam usufruir das suas 5 liberdades, é fundamental que eles sejam alocados em ambientes com temperatura e umidade ideais (levando em consideração a idade), além de terem espaço suficiente para poderem se locomover e deitar.

Desde cochos no tamanho certo, bebedouros que não funguem e ventiladores que permitam uma boa vazão de ar a pisos de grade que não danifiquem patas e cascos, a tecnologia está presente nos equipamentos para prover e preservar o conforto animal.

Garanta uma nutrição de qualidade

Oferecer um alimento balanceado com todos os elementos que eles necessitam é uma das práticas de bem-estar animal mais cruciais para a qualidade do produto final. Quanto melhor for o alimento, melhor será a digestibilidade dos animais e maior será a sua eficiência alimentar, ou seja, a sua capacidade em converter os nutrientes em produto de qualidade.

Além disso, uma boa alimentação garante mais vigor e saúde, diminuindo a necessidade de medicações.

Mantenha o status sanitário

Os animais precisam estar saudáveis, com a vacinação em dia e serem tratados imediatamente ao surgir qualquer injúria. Animais doentes devem ser isolados e tratados separadamente dos plantéis e rebanho. A propriedade deve ser limpa e com controle de zoonoses, bem como os funcionários devem estar devidamente saudáveis e paramentados higienicamente.

Invista na capacitação da equipe

Investir na formação dos funcionários é muito importante. Todas as pessoas que lidam com os animais devem conhecer as particularidades das espécies, saber as boas práticas de manejo e serem capazes de agir com rapidez e eficiência frente a qualquer eventualidade.


Gostou do conteúdo e deseja investir em um protocolo que garanta o bem-estar dos animais da sua produção? Nós podemos te ajudar! Entre em contato!



Escrito por: Helena Martos Romboli / Instagram: helena_martos_