top of page
Buscar

Por que não devemos oferecer ração de cães para gatos?

Apesar de precisarem de cuidados muito semelhantes entre si, como idas frequentes ao veterinário, vacinação regular e exposição frequente a exercícios físicos; cães e gatos possuem particularidades nutricionais que necessitam ser analisadas quando dietas forem formuladas e rações forem oferecidas a esses animais. Sendo assim, fica a pergunta: será que gatos podem comer ração de cachorro e vice versa?


Primeiramente, necessita-se destacar aqui uma diferença primordial entre esses animais: enquanto cães são adaptados a comer tanto alimentos de origem animal quanto alimentos de origem vegetal, gatos são tidos como organismos estritamente carnívoros.

Sendo assim, nossos amigos bichanos precisam receber altas concentrações de gordura e de proteínas para que suas necessidades nutricionais sejam satisfeitas, quantidade esta que não está presente nas rações produzidas para cães, que é enriquecida tanto em produtos de origem animal quanto vegetal.

É claro que algumas rações para gatos podem possuir alguns ingredientes vegetais, como o arroz por exemplo, mas a sua quantidade é muito baixa comparado ao que é encontrado em rações produzidas para caninos.

Por isso, gatos não podem comer ração de cachorro, pois sua necessidade por proteína e gordura diária não será atendida, enquanto os cachorros, se comerem ração de gato a longo prazo, poderão receber tais nutrientes em excesso, o que pode acarretar em possíveis problemas de saúde futuros.

Mas não se preocupe, se acidentalmente você viu o seu felino comendo no pote de seu cachorro, ou ao contrário, não precisa se alarmar, pois isso não trará problemas imediatos. O que não pode acontecer é permitir que isso ocorra constantemente.


1 Comment


Arrasaram no conteúdo, como sempre!

Like
bottom of page