top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Papagaios podem comer pão?

- Especificidade nos hábitos alimentares


Bastante interativos, os papagaios costumam manter uma relação muito próxima com seus tutores. Em decorrência disso, não é raro que eles estejam por perto quando saboreamos certos petiscos, e um hábito muito comum é dar pão a esses animais. Mas papagaio pode comer pão?

Por mais que certos alimentos não façam mal para nós, humanos, devemos pensar duas vezes antes de oferecê-los aos pets. Isso porque o organismo dos bichinhos funciona de uma forma muito diferente da nossa, afinal, cada espécie tem sua maneira fisiológica de aproveitar os alimentos. Assim, a alimentação de papagaios conta com uma série de especificidades.

Por isso, é sempre bom pesquisar bastante, em fontes confiáveis, e conversar com especialistas antes de incluir qualquer tipo de petisco na dieta dos pets (seja qual for a espécie). Nesse sentido, a EJAV preparou um textinho com muito carinho para sanar a dúvida: pode, ou não pode comer pão?


- Por que não oferecer comida humana para papagaios?


As consequências de uma dieta inadequada não são imediatas. Por isso, o hábito de oferecer “pedacinhos” de algumas guloseimas humanas aos pets pode parecer inofensivo em um primeiro momento. Entretanto, a longo prazo, dar esse tipo de comida para papagaio pode desencadear prejuízos à saúde do animal.

Em geral, o médico-veterinário é procurado apenas quando o quadro está bastante avançado. Isso acaba limitando muito as possibilidades de tratamento e, em alguns casos, dificultando a reversão do quadro.

O pão, por exemplo, é um alimento rico em ingredientes que favorecem o ganho de peso dos pássaros, como farinha, leite, óleo e outros. A obesidade é um problema comum entre aves que vivem em ambiente restrito, podendo levar a doenças cardíacas e estresse respiratório.

Por isso, se está se perguntando se papagaio pode comer pão, saiba que esse não é o petisco mais indicado para os bicudos. Afinal, trata-se de um alimento gorduroso, que também está associado ao desenvolvimento de hepatopatias.


- Como deve ser a alimentação dos papagaios?


Você já sabe se o seu papagaio pode comer pão ou não. Sendo assim, é normal que se pergunte se existe algum tipo de petisco que possa ser oferecido aos pets. No final das contas, o que papagaio pode comer?

Para falar sobre a dieta dos papagaios, é interessante começarmos desmistificando uma crença comum entre os tutores. Muito usado como base da alimentação diária dos pets, o mix de sementes traz mais problemas do que se imagina para a saúde dos psitacídeos. Em primeiro lugar, é um alimento pouco nutritivo que, além de pobre em proteínas, não contribui para o aporte de vitaminas. Além disso, o famoso mix é muito gorduroso, fator agravado pelo fato de os papagaios terem o hábito de ingerir apenas suas sementes favoritas.

Em outras palavras, uma dieta à base da mistura de sementes tende a deixar a ave, ao mesmo tempo, malnutrida e acima do peso. Isso pode implicar diversas consequências à sua qualidade de vida e longevidade. Portanto, o ideal é utilizar esse tipo de alimento apenas como petisco.


Nesse sentido, uma dieta adequada para as aves consiste em oferecer ração extrusada. Esse tipo de alimento, normalmente, é desenvolvido para espécies específicas e contém todos os nutrientes necessários para o dia a dia dos pássaros. Ademais, petiscos permitidos, como certas frutas, são bem-vindos, desde que oferecidos com moderação e apenas algumas vezes por semana. Vale destacar que estimular atividades físicas e cognitivas por meio do enriquecimento ambiental é tão importante quanto a alimentação balanceada para a saúde dos papagaios.

 

Gostou de nosso conteúdo? Leia outros textos, fique por dentro dos nossos serviços e nos acompanhe nas redes sociais.

 

- Fontes:


Texto por: Matheus Canela dos Santos

bottom of page