Você sabia que seu cão ou gato pode salvar a vida de outro animal por meio da doação sangue?
São inúmeros os motivos que levam um animal à necessidade de receber uma transfusão sanguínea, seja de sangue total ou de componentes do sangue, como hemácias, plaquetas ou plasma. Alguns desses motivos são: hemorragias, devido a acidentes ou durante procedimentos cirúrgicos, e doenças que causem anemia, anormalidades de coagulação sanguínea ou alterações hepáticas. As bolsas de sangue, que salvam vidas nessas situações, são obtidas de animais doadores.
Assim como em humanos, a doação de sangue em animais é indolor, segura, não causa efeitos colaterais e é rápida, mas possui requisitos para ser realizada:
Idade entre 1 e 8 anos para cães e entre 1 e 7 anos para gatos
Pesar mais de 27 kg para cães e mais de 4 kg para gatos
Temperamento dócil
Vacinas e vermifugação em dia
Fazer controle de pulgas e carrapatos
Não ter recebido transfusão sanguínea prévia e não ter doenças pré-existentes
Antes da coleta, é necessário que o doador passe por exames de check-up como hemograma completo e testes para hemoparasitoses, muitas vezes oferecidos como cortesia pelos bancos de sangue. Um cão pode doar até 450 mL de sangue, enquanto um gato pode entre 20 a 40 mL de sangue e cada doação deve ter um intervalo mínimo de 3 meses. No momento da coleta, se o animal possuir temperamento calmo, pode não ser necessário realizar tranquilização farmacológica.
Os cães e gatos possuem diferentes tipos sanguíneos, por isso, o receptor passa por um teste de compatibilidade sanguínea antes da transfusão, a fim de evitar reações imunológicas ao sangue do doador. Além disso, não podem ser feitas doações interespecíficas, ou seja, um cão doar sangue para um gato e vice-versa.
Seu amigo de quatro patas cumpre os requisitos para ser um doador de sangue? Procure um banco de sangue ou hospital veterinário próximo de você e se informe mais sobre o processo de doação!
Fontes:
APICELLA, Camila. Transfusão sanguínea em cães. Monografia de Graduação em Medicina Veterinária, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, 2009.
Que legal, muito interessante!
Que legal! Gostei muito!!
Que legal saber sobre doação de sangue! Sem dúvidas, esse ato ajuda muitos animaizinhos!!
Uauuu!! Que incrível!!!!
Ameii, não sabia que eles também podiam doar!