top of page
Buscar

ONGs e a adoção de animais: conheça mais sobre esse trabalho!

O trabalho de uma ONG de adoção de animais é muito importante e inspirador. São grupos de pessoas que se dedicam a proteger, resgatar e acolher bichinhos em alguma situação de risco. Além disso, eles possuem políticas para que os novos tutores possam levar esses pets para casa.




O que são as ONGs?


A sigla significa Organização Não Governamental. Isso quer dizer que todo o trabalho é feito sem nenhum tipo de contribuição vinda de uma instituição do governo. Normalmente, as pessoas que realizam as ações fazem isso de maneira voluntária.

No caso da ONG de adoção de animais, o trabalho é todo voltado para os bichinhos. São ações de resgate de situação de maus tratos, controle de natalidade, retirada de rua e muitas outras dedicadas aos pets que já sofreram tanto.

Caso você não consiga adotar um bichinho, pode doar ração, dinheiro e outras coisas para ajudar no sustento das ONGs. Algumas ainda abrem espaço para voluntários em eventos e dias da semana. É sempre legal compartilhar o trabalho delas para que as adoções sejam mais frequentes.


Quais são as ações realizadas?


Uma ONG de animais para adoção realiza muitos trabalhos voltados para o conforto e a segurança dos bichinhos. Essas ações são feitas diariamente, com um cuidado imediato, que garanta o fim de traumas irreversíveis.


Resgate

Infelizmente, é muito comum encontrar animais em situação precária. Casos de abandono, maus tratos e até acidentes sem socorro imediato são algumas das ocorrências diárias que uma ONG atende. O resgate sempre é feito visando o conforto e a retirada do bichinho do lugar.

Em alguns casos, é mais tranquilo, pois o bichinho está aberto a receber o cuidado e só quer ser tirado dali. Porém, em outros, o animal pode estar ferido ou assustado demais, então a equipe de resgate realiza um trabalho ainda mais delicado para salvá-lo.


Cuidados médicos

Após o resgate, o bichinho é levado para uma avaliação médica. Como explicamos, muitos deles estão feridos e precisam ser imediatamente checados por um veterinário. A ONG de adoção de animais cuida para isso ser feito de forma rápida.


Castração

Esta é uma das ações mais importantes realizadas pela ONG de adoção de animais. O número de bichinhos que não possuem castração acaba aumentando a população que vive na rua, já que algumas fêmeas têm várias ninhadas de forma consecutiva.

Antes do animal ser disponibilizado para adoção, é realizado esse controle de natalidade por meio da castração. É um trabalho muito importante porque, além de diminuir a população de rua, ainda consegue reduzir o número de bichinhos abrigados nas ONGs, que estão quase sempre lotadas.


E a adoção, como funciona?


O processo para adotar animais é feito de forma minuciosa, mas muito tranquila. O objetivo da ONG é garantir que o bichinho vá para um lar estruturado e não esteja mais em uma situação de perigo, além de se sentir amado e seguro.

Serão realizadas perguntas sobre você, abordando assuntos como moradia, profissão e o motivo de estar adotando um bichinho de estimação. Esses questionários verificam a compatibilidade com os animaizinhos que estão na ONG.

Se você estiver interessado em um cachorro ou um gato, mas o pessoal da ONG ver que seu perfil não é muito compatível com o do bichinho, eles irão oferecer outros pets abrigados lá. Essa escolha é um meio eficaz de evitar casos de devolução ou novos abandonos.

____________________________

Texto por: Helena Martos Romboli

bottom of page