Buscar

Papel do sódio na alimentação de cães

Atualizado: 20 de nov.


O sódio (Na+) é um macromineral, sendo o 10º elemento químico mais abundante no organismo. Suas principais funções envolvem processos essenciais na manutenção da homeostase, como a regulação do equilíbrio ácido-básico e do volume extracelular, além de atuar na manutenção da pressão arterial, na propagação do potencial elétrico e na formação e transmissão de impulsos nervosos. Ainda, o sódio participa da absorção de vitaminas e cálcio depositados no organismo.

Mesmo com todas essas funções essenciais, o sódio ainda é visto, na medicina humana, como um vilão, uma vez que está associado a doenças cardiovasculares e problemas renais. No entanto, na medicina veterinária, esse mineral é tratado de uma forma distinta, pois algumas pesquisas já evidenciaram que os cães possuem maior tolerabilidade ao sódio em suas dietas.


No caso de cães cardiopatas ou com doenças renais crônicas, a recomendação é que haja um controle da ingestão desse elemento, mas o fornecimento de quantidades abaixo das necessidades diárias também não é o ideal. O monitoramento do consumo de sal por cães cardiopatas ou renais crônicos é indicado por estes apresentarem, geralmente, retenção de sódio e aumento da pressão arterial.

Portanto, o sódio é um nutriente fundamental para a homeostase do organismo do animal e sua presença nos alimentos formulados para cães deve ser obrigatória, mas sempre com a supervisão de um médico veterinário, que indicará a quantidade diária necessária para cada animal.

Desse modo, se seu estabelecimento não possui receitas formuladas ou revistas por um médico veterinário, ele corre o risco de fornecer alimentos desbalanceados nutricionalmente para os clientes, então entre em contato conosco para que possamos lhe ajudar com formulações e revisões de receitas, que são realizadas completamente por uma médica veterinária especializada!


Referências:

https://portalvet.royalcanin.com.br/saude-e-nutricao/trato-renal-e-urinario/sodio-na-alimentacao-gatos-cachorros/

https://nutrologiadecaesegatos.com.br/sodio-para-caes-faz-mal/