top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Cão lambendo as patas: o que o hábito pode indicar?


 

Introdução


Seu cãozinho está lambendo as patas excessivamente? Isso pode indicar algumas coisas, assim como pode implicar em outras.

Na maioria das vezes, os cães mordem/lambem suas patas por estarem com algum machucado na região ou então por questões psicológicas e emocionais — como ansiedade e estresse. Apesar de parecer um hábito normal, isso pode trazer diversos problemas para a saúde deles e, por esse motivo, é muito importante saber a causa dessa prática e evitá-la ao máximo.


Lambedura excessiva das patas: motivos!


O hábito de lamber algumas partes do corpo é comum entre os cães, porém, se isso ocorrer com muita frequência, pode ser um sinal de que algo está errado.


  • Passeio: caso você perceba seu pet lambendo/mordendo a patinha após um passeio, é possível que algum desconforto esteja presente. Este comportamento é comum, por exemplo, quando os cães queimam as patas devido a alta temperatura do chão, o que os faz lamber a região na tentativa de aliviar o incômodo (por isso é indicado passear nas horas do dia em que o sol está menos intenso). Além disso, alguma pedrinha ou caco de vidro também pode causar lesões nos coxins dos cães, fazendo-os sentir dor e desconforto, o que leva ao mesmo comportamento.


  • Estresse: às vezes, o pet possui o hábito de lamber excessivamente as patas por alguma alteração emocional ou psicológica. Cãezinhos muito estressados ou ansiosos, por exemplo, podem desenvolver esse costume como forma de liberar as sensações de estresse e ansiedade. Caso perceba que este é o motivo de seu pet estar apresentando tal comportamento, busque enriquecer o ambiente de seu amigo, brinque mais, gaste sua energia e passem um tempo agradável juntos.


  • Problemas de pele: alguns cãezinhos podem ter a pele um pouco mais sensível a uma série de substâncias e desenvolvem um irritabilidade muito maior na região, fazendo-os desenvolver o hábito de lamber mais determinadas regiões. Ademais, é comum que os coxins dos cães fiquem ressecados, podem apresentar até algumas rachaduras, o que leva os animais a lamber e morder a pata repetidamente.


  • Parasitas: outra causa muito comum são as pulgas, carrapatos e fungos nas patas dos cachorros. Eles sempre causam muito incômodo — e por vezes transmitem doenças — aos bichinhos e, por esse motivo, devemos dar uma atenção especial quando percebemos esse hábito.


Atenção


Buscar um médico veterinário para se certificar das causas para seu cão estar lambendo com frequência as patas e buscar o melhor tratamento para isto é essencial.


 

Gostou do conteúdo? acesse nossas redes sociais para continuar por dentro!





bottom of page