top of page
Buscar

Como é a visão do meu cão?

Atualizado: 10 de mar.

Você já deve ter se questionado sobre esse tópico algumas vezes, ou pelo menos deve ter ouvido algumas histórias como “os cachorros enxergam em preto e branco” ou “eles conseguem ver mais cores que a gente”. Essas constatações, na verdade, não são verdadeiras. Então, vem ler esse post pra descobrir como é a visão do seu companheiro de 4 patas!



Primeiramente, precisamos entender um pouco mais sobre a anatomia da visão dos animais. Existem células nos olhos denominadas cones, que são responsáveis pela distinção das cores; e existem também os bastonetes, que detectam níveis de luminosidade e silhuetas. Nos cães, a quantidade de cones é muito menor quando comparada à quantidade nos humanos.


Isso significa que os cães são capazes de enxergar uma gama menor de cores. Estudos afirmam que esses canídeos não conseguem diferenciar os tons verde, amarelo, laranja e vermelho, ao passo que os tons azuis se destacam mais.


Em contrapartida, eles apresentam uma quantidade muito maior de bastonetes, o que significa que sua visão noturna é excepcional. Ainda que na condição de escuridão os cães não consigam diferenciar as cores, são animais próximos dos lobos, cujo o hábito de vida é noturno e demanda uma qualidade de visão adequada nesse período do dia.


Além disso, os cachorros possuem os olhos mais lateralizados, a depender da espécie, o que permitem uma visualização mais ampla e apurada do ambiente. Mas sua distância focal é de apenas 6 metros, enquanto a dos humanos é de 12 metros - isto é, eles só conseguem focar em objetos que estão próximos de seu campo de visão, enquanto o resto provavelmente é visto de forma “embaçada”.


REFERÊNCIAS



bottom of page