top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Como Manter seu Pet Aquecido no Inverno

O inverno chegou e todo tutor começa a ficar preocupado se o seu pet está sentindo frio. Diferente de crianças humanas, não podemos simplesmente pedir “veste um casaco!” e ficarmos tranquilos. Mas, não tem problema, pois hoje traremos um conteúdo bem interessante para quem está se perguntando o que fazer com seu pet no frio!


https://br.freepik.com/fotos-premium/um-cachorro-na-neve_46747399.htm


Meu Pet Está com Frio?


Os animais perdem calor através de dois mecanismos principais: quando estão em contato com uma superfície mais fria que seu corpo ou através da evaporação de secreções respiratórias, suor ou saliva.

Para que o organismo possa se manter em equilíbrio e em pleno funcionamento, ele precisa manter a temperatura corporal dentro de uma faixa definida, que é diferente para cada espécie. Para tanto, o corpo apresenta formas de regular sua temperatura, causando a perda ou a produção de calor conforme o necessário. Há alguns mecanismos de defesa gerados pelo próprio corpo, como vasoconstrição e mudança hormonal, e outras que são mais visíveis, como tremores, piloereção, aumento da pelagem e preguiça - desse modo é mais fácil que os tutores identifiquem se os pets estão sentindo frio ou não.

Em animais saudáveis e bem nutridos, é comum que esses mecanismos sejam capazes de manter a temperatura corporal dentro de uma faixa boa. O problema surge quando, por algum motivo, o pet começa a perder mais calor do que é capaz de gerar, entrando numa condição chamada hipotermia. Ademais, a exposição prolongada ao frio pode levar a uma queda na imunidade - motivo pelo qual muitos de nós ficamos gripados com a chegada dos meses frios. Para prevenir essas situações e cuidar da saúde do seu pet, existem algumas medidas que podem ser tomadas.



Como Evitar que Meu Pet Sinta Frio?


Agora, vamos falar de como amenizar o frio do seu pet:

  • Conheça as necessidades específicas do seu pet

É essencial conhecer as necessidades específicas do seu pet quando se trata de lidar com o frio. Cada animal é único e tem suas próprias adaptações para isso. Por exemplo, animais grandes e com bastante pelo tendem a ser mais resistentes ao frio do que animais pequenos e de pelagem curta. Portanto é crucial que você esteja ciente das particularidades do seu pet para poder cuidar dele adequadamente.

  • Crie ambientes quentes, confortáveis e aconchegantes

Forneça ao seu animalzinho uma cama confortável com cobertores e que fique longe das correntes de ar, como portas e janelas. Criar ambientes quentes, confortáveis e aconchegantes é fundamental para garantir o bem-estar dos nossos animais durante o inverno. Além disso, é importante manter o local de descanso do seu pet limpo e seco.

  • Utilize as “roupinhas”

Em dias frios, utilizar as “roupinhas” pode ser uma excelente maneira de manter seu pet aquecido e confortável, principalmente para animais com pelagem curta ou em idade avançada, já que elas funcionam como isolantes térmicos. Entretanto, vale lembrar que muitos pets se sentem desconfortáveis ou irritados quando estão utilizando alguma roupa, pois se tornam um incômodo.


https://gauchazh.clicrbs.com.br/donna/mundo-pet/noticia/2019/05/roupas-para-pets-saiba-a-melhor-forma-de-proteger-seu-cachorro-do-frio-cjvpcgbc604eq01maogijs273.html

  • Atividades e exercícios

No inverno, os passeios devem ser feitos com alguns cuidados. Como por exemplo: evite passeios em horários mais frios, priorize horários mais quentes e com maior exposição do sol (tomando cuidado também com a temperatura do solo). Entretanto, lembre-se que manter seu pet ativo é fundamental para ajudá-lo a se manter aquecido e estimulado, além de ser fundamental para regulação do seu metabolismo.

  • Evite banhos, ao menos se for extremamente necessário

No inverno, é recomendado evitar banhos em seu pet, a menos que seja absolutamente necessário. As baixas temperaturas podem tornar difícil secar completamente o pelo do seu animal de estimação, o que pode levar ao resfriamento e desconforto. Ademais, muitas vezes o banho está atrelado à tosa, que também só é recomendada no inverno quando for extremamente necessária. Além disso, os banhos regulares podem remover os óleos naturais presentes na pele do pet, que ajudam a protegê-lo do frio.


Referências


KLEIN, G. B. Tratado de Fisiologia Veterinária Cunningham. Elsevier, 2013.

2 Σχόλια


Evelyn Fernanda
Evelyn Fernanda
12 Ιουλ 2023

Muito bom! É importante saber desses cuidados certinho pros nossos bichinhos 💚

Μου αρέσει

Ana Vitória Hortences
Ana Vitória Hortences
11 Ιουλ 2023

Post super informativo!

Μου αρέσει
bottom of page