Como aproveitar o WhatsApp no seu negócio?

Na pandemia, o WhatsApp ganhou destaque nos negócios por ser um meio prático e a tendência é que continue sendo cada vez mais usado. Por isso, a sua clínica veterinária, o seu pet shop ou o seu daycare podem aproveitar todo o potencial do app para melhorar o atendimento a seus clientes e facilitar o contato com fornecedores e parceiros.



Abaixo, seguem recomendações usando essa ferramenta chave para vendas a distância:

1. Use o WhatsApp Business

Trata-se da versão do aplicativo criada para empresas, utilizada da mesma forma que a versão pessoal para manter contato com seus clientes e fornecedores. Mas nesse caso, o ideal é ter um número corporativo, exclusivo para atendimento aos clientes. O importante é saber como e quando usar. Inicie, cadastrando os novos clientes de seu negócio, registre o número de WhatsApp e peça autorização para enviar comunicados sobre seus produtos e serviços. Utilize o aplicativo para enviar informativos, promoções e ofertas. Mas, atenção: Não dispare mensagens demais, para não se tornar inoportuno e acabar tendo seu número bloqueado. Na loja física e nas redes sociais, divulgue o número de WhatsApp para que os clientes entrem em contato por esse canal sempre que precisarem.

2. Use emojis e figurinhas com moderação

Ao enviar mensagens para os seus clientes, procure usar uma linguagem simples e direta, seja amigável e profissional. É possível usar figurinhas e emojis, mas não exagere na quantidade nem na frequência; recorra a esses recursos num momento que queira reforçar uma emoção que queira transmitir. 3. Use o “Status”

Esse é um recurso muito útil para que seus contatos possam ver as novidades e interagir no momento que for mais conveniente. No status do WhatsApp é possível compartilhar texto, fotos, vídeos e GIFs. O conteúdo fica disponível por 24 horas. É a oportunidade para apresentar produtos, divulgar promoções e serviços. É muito útil para você anunciar promoções por tempo limitado, por exemplo últimas unidades, eventos e promoção de produtos próximos ao vencimento.

4. Avalie as mensagens de auto resposta

As mensagens de auto resposta podem ser um aliado ou uma fonte de problemas. Se for mal usado, com mensagens desnecessárias, pode virar um inimigo, mas se for bem usado pode ser uma forma de manter a conexão com o consumidor. Use o recurso de forma inteligente e criativa, vá além da mensagem de ausência temporária: em vez de informar apenas que não está disponível no momento, coloque informações relevantes, como horário de funcionamento, site, mapa de localização e catálogo.


5. Invista em scripts e perguntas mais frequentes

Se você conseguir que sua equipe de atendimento registre as dúvidas mais frequentes, esse pode ser o ponto de partida para conseguir elaborar respostas bem escritas, criativas, que reflitam a cultura da empresa. Essa pode ser uma ótima sacada, mas tenha em mente que não é uma tarefa fácil. É preciso contar com a colaboração do time de atendimento e fazer uma atualização constante.

6. Receba pelo WhatsApp

Para fazer o fechamento da compra, é importante facilitar as formas de pagamento para finalizar o negócio. Para evitar que seus consumidores desistam da compra, apresente alternativas, como o PIX. Outra solução que pode ser usada é o link de pagamento: o cliente escolhe se deseja pagar com cartões de crédito, débito, por meio de boleto ou até transferência bancária.

E você, quer tornar a sua empresa pet mais atrativa? Entre em contato conosco!

Referências:

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/empreendedorismofeminino/artigoempreededorismofeminino/mantenha-as-vendas-na-pandemia-com-o-whatsapp-business,9cd4f01eacad7710VgnVCM100000d701210Arcrd

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/utilize-o-whatsapp-business-para-manter-as-vendas.554b9f270d98e0710VgnVCM1000004c00210aRCRD

https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/UFs/SP/Programas%20e%20Solu%C3%A7%C3%B5es/Kit%20Enfrentamento/WhatsAppBusiness%20(1).pdf

https://marcelo.pimenta.com.br/como-vender-mais-pelo-whatsapp/

https://youtu.be/RUUUiDGWSDg

https://marcelo.pimenta.com.br/uso-do-whatsapp-nos-negocios-revoluciona-o-jeito-de-vender-e-atender/


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo