A dermatite é uma patologia infecciosa ou inflamatória que atinge a pele dos animais, podendo causar sintomas desagradáveis como coceira excessiva, descamação na pele e até mesmo feridas. Para o tratamento desta doença, garantindo a melhora do animal, é fundamental que se conheça as causas desencadeadoras dessa condição, as quais podem ser desde um quadro alérgico resultante da exposição a um agente irritante, até mesmo a fatores emocionais e também, alimentares.
A dermatite alimentar, por sua vez, é dificilmente detectada, isso porque ela pode ser desenvolvida ao longo de toda a vida do animal, e também, pela possibilidade desta ser desencadeada por algum componente presente nas fórmulas das rações.
Por isso, a alimentação natural, balanceada e prescrita pelo médico veterinário constitui um importante pilar para a melhora do seu pet, já que, a partir dela, o animal, além de consumir uma nutrição livre dos componentes que desencadeiam quadros alérgicos, também consomem todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do seu organismo, o que resulta em mais saúde e bem estar para o animal.
Porém, mesmo se a dermatite do seu cão não tenha origens alimentares, a alimentação natural ainda assim pode contribuir para a melhora desse quadro patológico, pois através dela, se fortalece o sistema imunológico, fornecendo ao cão todos os nutrientes necessários para a manutenção da sua saúde, impulsionando sua melhora.
texto por: Gabriela Motta
Comentários