Cães e gatos: carnívoros ou não?

Atualizado: Out 5

Muitas vezes nos perguntamos qual é o melhor tipo de comida para o nosso pet, se ele pode comer as mesmas coisas que nós humanos etc. Mas e aí? será que cães e gatos podem comer de tudo ou eles são exclusivamente carnívoros?

Os cães e gatos fazem parte da Ordem Carnívora, indicando que, por sua natureza, são especializados no consumo de carne; para tanto, têm em sua anatomia diversas adaptações que facilitam o seu consumo. Mas, apesar disso, eles ocupam espaços distintos dentro dessa Ordem, o que indica que suas preferências alimentares são diferentes, bem como seu comportamento de seleção de alimentos.


Com a domesticação e convívio cada vez mais próximo dos pets em relação aos humanos, não surpreende que alguns hábitos alimentares dos cães e gatos fossem moldados para se assemelhar mais com os dos seres humanos. Diversos estudos apontam, por exemplo, que a capacidade de digestão do amido (um carboidrato presente em cereais e tubérculos como a batata) foi adquirida pelos cães devido à sua proximidade com o homem.


Entretanto, ainda não existem evidências científicas de que os gatos possam fazer o mesmo. Isso não quer dizer que nos alimentos comerciais utilizados para gatos não existam fontes de carboidratos, mas as suas exigências nutricionais dependem fortemente do consumo de carne - ou seja, os felinos dependem de nutrientes encontrados em tecidos animais para suprir suas demandas específicas, como alguns aminoácidos essenciais e vitaminas encontrados em maior quantidade ou exclusivamente nas carnes.


Assim, na comunidade científica, a questão da possibilidade dos pets poderem aderir a dietas vegetarianas ou mesmo veganas ainda é assunto de muito debate. Alguns autores acreditam na possibilidade de dietas principalmente vegetarianas para cães. Mas as dietas veganas demonstram um desafio, devido à dificuldade de encontrar em outros tipos de alimentos, que não as carnes, os nutrientes necessários para a manutenção da saúde dos gatos. Mas, como abordado no início do texto, pode ser que o convívio com os humanos possa nos surpreender ainda mais quanto à capacidade dos animais de se adaptarem.

Você tem interesse em saber mais sobre a nutrição dos pets? ou mesmo, em empreender no segmento de alimentação natural, por exemplo? A EJAV pode te ajudar nesse sentido, clique em:

Siga-nos também nas redes sociais, onde postamos mais conteúdos desse tipo semanalmente:



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo