top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Aplicando gatilhos mentais em seu petshop/day care ou clínica veterinária

Antes de mais nada, você sabe o que são gatilhos mentais?

Basicamente, os gatilhos mentais são estímulos que o cérebro humano recebe para a tomada de decisão, e, neste caso, estímulos que sua empresa pode usar como estratégia de vendas de produtos e/ou serviços. Se está tentando alcançar mais público, é fundamental utilizar estes métodos para aumentar o número de clientes à procura de seu serviço.




Eles podem surgir de várias formas:


Gatilhos de escassez:

Há clientes que são movidos pela “sensação de perda”, de “estar de fora de determinada atividade”. Assim, no seu petshop, você pode mostrar em suas plataformas quantos itens ainda estão disponíveis para venda ou mencionar que aquela campanha promocional de um determinado produto é exclusiva para assinantes. Já em seu daycare, é possível mencionar quantas vagas ainda estão disponíveis para aquele fim de semana.


Gatilhos de prova social: com a prova social, os seus clientes vão começar a vender por você, porque os clientes estão mais propensos a comprar de você a partir da opinião de um atual cliente seu do que de qualquer oferta que você faça. Exemplos de provas sociais são as avaliações por meio de “estrelas em escala”, pontuar por meio de notas, entre outras.


Gatilho de autoridade: para você conseguir vender seu produto ou serviço, é necessário posicionar-se como uma autoridade no segmento em que atua, mostrar-se como líder frente à concorrência, uma vez que damos mais credibilidade para quem é reconhecido como autoridade em um grupo. Assim, um exemplo autoridade para seu pet shop, clínica veterinária ou daycare seria convidar um veterinário renomado na área do contexto da venda ou prestação de serviços.


Gatilho de Afinidade ou rapport: Esse gatilho é criado quando as pessoas percebem semelhanças, compatibilidades, conexões, entendimento, parentesco e empatia nos contatos e relacionamentos; a afinidade facilita ganhar confiança e convencer o potencial comprador de que você está oferecendo algo que pode melhorar a sua vida e a vida dos pets; as técnicas de rapport para desenvolver conexões emocionais prazerosas no contatos de venda são baseadas na busca de semelhanças entre as pessoas, quanto mais semelhantes forem as pessoas, mais serão aceitas.

Assim, no segmento pet, uma ideia de aplicar o gatilho de afinidade, seja convidar clientes comuns, mas reconhecidamente cuidadosos com seus pets a compartilharem suas experiências com os serviços da empresa, respondendo as razões que os fizeram procurar os serviços, suas expectativas e avaliações; a ideia é mostrar aos outros potenciais clientes que eles podem ter as mesmas demandas e que sua empresa possa ser uma boa alternativa.

Outra ideia, é compartilhar a rotina de seu negócio, apresentando alguns desafios que o cliente enfrenta e que vocês também enfrentam, mas trabalham para resolver com competência, propriedade e carinho.


Abaixo seguem exemplos que sinalizam alguns gatilhos mentais aplicados a um hotel humano, mas que podem servir de exemplos para seu negócio pet.



Texto: Janaína Corrêa



bottom of page