top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Análise de SWOT

Você sabe o que é análise de SWOT? Ou melhor, análise FOFA? Pois bem, bora descobrir!



A análise de SWOT é uma técnica de planejamento estratégico utilizada para auxiliar pessoas ou organizações a identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de seus negócios ou planejamentos, avaliando, para isso, os ambientes internos e externos das empresas. Trata-se de um sistema simples de análise e por isso pode ser empregada em qualquer tipo de análise de cenário ambiente.

A análise de SWOT é conhecida no Brasil pelo nome Análise FOFA ou FFOA, siglas que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Já o SWOT é uma sigla que deriva palavras do idioma inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ambas os nomes podem ser utilizados, mas o emprego de análise de SWOT é muito mais comum!


Mas como montar uma matriz de SWOT?

Deve-se definir as oportunidades e ameaças e também as forças e fraquezas de seu negócio. Então, aproveita-se das forças para alavancar e conquistar oportunidades e se defender de ameaças, identificando as mais sérias.

  • Força: Trata-se dos atributos únicos do negócio, que direcionam a empresa a conquista de seus objetivos.

  • Fraqueza: Indica as deficiências do negócio, pontos que podem ser melhorados.

  • Ameaças: Tudo aquilo que apresenta o potencial de prejudicar a performance do negócio, seja de caráter político, social, econômico ou tecnológico.

  • Oportunidades: Indica as oportunidades do negócio, relacionado a disponibilidade de mercado, concorrência, diferencial, entre outros.

Agora que você já sabe, que tal construir sua própria matriz de SWOT? Conte pra gente nos comentários o que você mais gostou!


bottom of page