top of page
Buscar
  • Foto do escritorejav-usp

Alimentação Natural para pets: os desafios e as vantagens desta nova tendência

Atualizado: 8 de set. de 2021


A Alimentação Natural para gatos e cachorros é uma tendência do Mercado Pet, visto que, cada vez mais, os tutores se preocupam com a qualidade de vida do seus animais de estimação. No entanto, ainda há várias dúvidas na hora de optar por uma alimentação saudável para os pets.


Disponível: https://flickr.com/photos/166422084@N04/ . Acesso em 18 de dezembro de 2019.


Primeiramente, a Alimentação Natural (AN) não se trata de alimentar os pets com restos da comida caseira, como era de costume até a metade do século XX. Esta prática pode, inclusive, ser prejudicial aos animais, dado que temperos convencionais para nós, humanos, como cebola e alho, causam anemia severa em cães e gatos.


Assim, pode-se dizer que a invenção e popularização dos alimentos industriais, destinados aos pets, foi um grande advento para qualidade de vida dos animais de estimação, já que a alimentação dada em casa não era balanceada nutricionalmente para as espécies canina e felina, causando desequilíbrios e distúrbios nutricionais.


Disponível: https://pixabay.com/photos/dog-eat-fressnapf-dog-food-food-2210717/ . Acesso em 18 de dezembro de 2019.


Hoje, no mercado brasileiro, há inúmeras opções de alimentos industrializados, específicos para cada período de vida do animal, porte (pequeno, médio, grande), e especializadas para animais com doenças crônicas, como diabetes, insuficiência renal e cardiopatias.


Entre tantas alternativas, quais seriam as vantagens da Alimentação Natural


Para se considerar um alimento como natural, ela não deve conter ingredientes como corantes, aromatizantes e conservantes artificiais, que podem causar reações alérgicas e trazer prejuízos para a saúde do sistema digestivo e para o fígado e rins dos animais. Consequentemente, para animais alérgicos e/ou com mais de uma doença crônica específica, como por exemplo um cão alérgico e nefropata, a AN poderia fornecer os nutrientes necessários para o tratamento das duas enfermidades simultaneamente, já que normalmente são dietas individuais, personalizadas e que levam em consideração o porte, característica de cada raça, idade e exames prévios do animal.


No caso de animais saudáveis, a Alimentação Natural bem balanceada e com suplementação também é uma ótima alternativa, por ser:

  • Uma alimentação de alta palatabilidade, uma vez que são alimentos frescos e podem ser adequados de acordo com as preferências de cada animal;

  • Há a possibilidade de variar o cardápio, evitando que o pet, especialmente felino, se enjoe e não coma o suficiente;

  • Os rins e sistema urinário ficam mais protegidos, já que o alimento natural contém 7 vezes mais água do que o alimento industrializado seco.


Caso haja interesse do tutor em introduzir uma alimentação natural, deve-se sempre ressaltar a necessidade de consultar um médico veterinário nutrólogo previamente, pois, como dito anteriormente, a AN não se trata apenas de alimentar os animais com comida caseira, ela deve ser balanceada nutricionalmente para a espécie em questão. Além disso, qualquer alteração na alimentação de cães e gatos deve ser feita de maneira lenta e gradual, supervisionada por um especialista.


E para os tutores que desejam inserir alimentos menos processados na dieta de seus animais, mas não possuem tempo para cozinhar todos os dias, uma opção é cozinhar em algum dia livre e congelar as refeições, ou buscar por empresas de Alimentação Natural, que tenham suas receitas formuladas por médicos veterinários nutrólogos. Muitas dessas empresas estão surgindo no mercado e oferecem alimentos naturais e nutricionalmente adequados, e nos casos de animais doentes, há opções personalizadas, que atendem suas carências nutricionais específicas.


Caso esteja interessado em iniciar no ramo pet food, a EJAV oferece em seu portfólio, consultorias para Alimentação Natural para cães e gatos. Confiram nossos serviços aqui.





Referências:

- Disponível em: SAAD, Flávia Maria de Oliveira Borges; FRANCA, Janine. Alimentação natural para cães e gatos. R. Bras. Zootec.,  Viçosa ,  v. 39, supl. spe, p. 52-59,  July  2010 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-35982010001300007&lng=en&nrm=iso>. access on  18  Dec.  2019.  http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982010001300007.

bottom of page