A "carrocinha" ainda existe?

Atualizado: Jul 2


Mas você sabe o que é a carrocinha?


A carrocinha, também conhecida por "carrocinha de cães" ou "carrocinha de cachorros" é como se designa, em várias regiões do Brasil, o veículo utilizado pelos Centros de Controle de Zoonoses das prefeituras para recolher das ruas os animais desamparados, sobretudo cães e gatos. Trata-se, via de regra, de um utilitário de médio porte equipado com celas para o enclausuramento dos animais apreendidos. Alguns contam com um espaço aberto entre a cabine e a carroceria para o transporte dos operários responsáveis pelas capturas, feitas com um instrumento denominado cambão




O passado


De 1973 a 2008, cães e gatos que estivessem perambulando sem dono pelas ruas das cidades de SP eram capturados e levados ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), onde esperavam por seus tutores por 3 dias. Caso o responsável pelo animal aparecesse, uma multa era paga e o pet retirado. Do contrário, era realizada a eutanásia como método de controle populacional e prevenção da transmissão de doenças como a raiva para os humanos.


E hoje em dia??


Através de diversas pesquisas científicas, foi possível concluir que o controle populacional de cães e gatos através da eutanásia não é um método eficaz, sendo inclusive desencorajado pela OMS. À luz desse conhecimento e também através do movimento pela causa animal, foi sancionada em 17 de abril de 2008 a lei 12.916, que proíbe essa prática no estado de São Paulo.


Além disso, O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), através da Resolução 876/2008, registra aspectos éticos e legais que devem ser empregados no procedimento de eutanásia dos animais, que é indicado somente quando o bem-estar do animal estiver ameaçado, sendo um meio de eliminar a dor, o sofrimento dos animais, os quais não podem ser aliviados por meio de analgésicos, de sedativos ou de outros tratamentos, ou, ainda, quando o animal constituir ameaça à saúde pública ou animal.


Então como se faz o controle populacional e controle de raiva?


Hoje, o CCZ faz o controle populacional através das campanhas de castração gratuitas. Já o controle de raiva é feito através da campanha de vacinação também gratuita. Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida.


Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária). Por isso, se você quer ter um cãozinho ou um gatinho, procure o CCZ da sua cidade. Com certeza você encontrará vários olhares doces a espera de um lar. Inclusive promovendo feiras de adoções para essas lindezas.




Portanto, devemos ressaltar que atualmente, ao contrário do que muitos possam pensar, a Divisão de Controle de Zoonoses (DVZ) ou CCZ desempenha um papel importantíssimo na vida de cães e gatos que não possuem tutores, sendo estes resgatados conforme critérios seletivos de risco à saúde e disponibilizados para adoção responsável, quando possível. Consulte o DVZ da sua cidade para conhecer todos os serviços prestados por esse órgão público e denuncie para a gestão local caso existam irregularidades.


O que eu tutor posso fazer?


Nunca permita que seu pet tenha acesso à rua desacompanhado, busque realizar a vacinação anual contra a raiva e a castração - resguarde a saúde dos animais e dos humanos. E caso você pretenda ter mais um pet porque não adotar de um CCZ??


Tenha pets, seja mais feliz

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo