11/10 - Dia nacional da prevenção contra obesidade

A obesidade é caracterizada pelo excesso de tecido adiposo, podendo prejudicar a saúde do animal e causar diversas doenças. No Brasil, estima-se que 25% a 40% dos animais domésticos estão com sobrepeso ou obesos.
Os maiores riscos da obesidade são: diabetes, problemas respiratórios, cardíacos, dermatológicos e reprodutivos, estresse térmico, dores nas articulações, neoplasias, menor expectativa de vida, hiperlipidemia, entre outros.
Os animais podem ficar obesos por diversas razões, sendo as mais comuns:
Alimentação incorreta: principalmente pelo excesso de ração e de petiscos
Distúrbios hormonais
Sedentarismo: falta de exercícios físicos
Castração tardia (na fase adulta)
Como identificar obesidade no meu pet?
Os animais podem abandonar alguns hábitos por dificuldade de realizá-los, uma vez que exigem esforço físico. Exemplos são: gatos parando de se lamber, indisposição para correr ou brincar, dificuldade respiratória, pouca movimentação, etc.
No entanto, nem sempre é fácil identificar tais características, por isso a importância de realizar exames periódicos com os bichinhos. O diagnóstico também pode ser feito por um veterinário com apalpação na técnica de identificação de Escore de Condição Corporal.
Prevenção
A melhor forma de prevenir a obesidade dos animais é alimentá-los corretamente, seguindo dietas adequadas para cada animal, e praticando atividades físicas: seja uma corrida, um passeio pelo parque ou uma brincadeira divertida!
Texto por: Isabella Martin Lourenço